Mais de 170 espécies são registradas em Dia Mundial da Observação de Aves em MS

Espécies de aves raras como Tricolino, o João-grilo e o Socoí-vermelho também foram registradas
| 18/05/2022
- 15:44
Mais de 170 espécies são registradas em Dia Mundial da Observação de Aves em MS
Foto: Reprodução/Governo MS

Durante o Dia Mundial da Observação de Aves, celebrado no dia 14 de maio, foram registradas 175 diferentes espécies de aves, entre elas algumas raras, em unidades de conservação de Mato Grosso do Sul. A observação aconteceu no último sábado (14) durante o Global Big Day 2022, evento em que fotógrafos de todo o mundo se reúnem para fotografar o maior número de espécies em 24h.

Mais de 120 espécies de aves foram registradas somente no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema durante o Global Big Day 2022. Segundo o gestor do parque, Reginaldo Oliveira, um grupo 5 pessoas fotografou 122 aves, entre elas, espécies raras como Tricolino, o João-grilo e o Socoí-vermelho. Os registros só reforçam a importância das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade.

Já no Parque Estadual do Prosa em Campo Grande 55 espécies de aves foram encontradas por um grupo de 15 observadores. As principais espécies encontradas são do Cerrado como soldadinho, chorozinho-de-bico-comprido e cisqueiro-do-rio. 

De acordo com o Governo do Estado, o Globay Big Day tem o objetivo de incentivar a prática de observação de aves e dessa forma, promover o e imersões em ambientes naturais.

“A cada ano temos mais adeptos nesta prática que vem fortalecendo o Turismo e fomentando destinos inteligentes pelo MS, uma vez que envolve a valorização da biodiversidade, a inovação, o uso de tecnologias e plataformas colaborativas numa perspectiva de sustentabilidade e de valorização ao que temos de mais importante: a vida”, destaca Dra. Simone Mamede, do Instituto Mamede de Ambiental e Ecoturismo.

Veja também

Índice de baixa umidade deve variar entre 30% e 20% ao longo do dia, segundo o Instituto

Últimas notícias