Sem os ônibus do nas ruas, por conta da greve deflagrada pelo STTCU-CG (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande), os campo-grandenses tiveram que se adaptar para chegar ao trabalho, na manhã desta terça-feira (21). Além dos aplicativos, táxis e caronas, teve até motorista de van de turismo que colocou o veículo à disposição dos passageiros do transporte coletivo. 

Fazendo a “linha” Tarumã-Praça do Rádio, um motorista colocou até cartaz no veículo e já havia feito três viagens até às 8h30. O valor da tarifa cobrada foi de R$ 5 por passageiro. Segundo o motorista da van, cerca de 60 pessoas já utilizaram o serviço, que vai continuar enquanto tiver demanda, segundo ele. 

Alternativa ao Consórcio Guaicurus? 

No fim do ano passado, com serviço ineficiente do , foi realizada audiência pública sobre o transporte coletivo, na Câmara Municipal de . Na época, além de apresentadas as diversas sobre o sistema de transporte coletivo, teve vereador sugerindo a liberação das vans, principalmente em bairros onde o serviço de ônibus não está disponível ou então demora mais de uma hora.

“O Consórcio vai continuar perdendo cliente, porque o povo vai ficar migrando e eu sou a favor de vans na cidade. Se o Consórcio não tem como cumprir em todos os locais, entrega para as vans”, comentou um dos vereadores. 

Mais de 60 passageiros utilizaram o serviço (Foto: Marcos Ermínio | Jornal Midiamax)

Greve no transporte coletivo

A greve dos motoristas de ônibus em Campo Grande teve como motivação o atraso no pagamento do vale que representa 40% do salário dos trabalhadores. Responsável por explorar o transporte coletivo da Capital, o Consórcio Guaicurus comunicou aos funcionários sobre o não pagamento do vale na tarde desta segunda (20).

O fechamento das garagens, no entanto, foi deliberado pela direção do STTCU-CG (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande) na noite desta segunda, sem realização de assembleia. Demétrio Freitas, presidente do sindicato, disse ao Jornal Midiamax que a situação “chegou no limite” e que as garagens não serão abertas nesta terça.

Segundo o sindicato, o Consórcio Guaicurus não entrou em contato com o sindicato até às 7 horas desta terça. Os motoristas afirmam que mesmo se o vale for pago hoje, os ônibus só voltam a rodar em Campo Grande na quarta-feira (22). Já a Prefeitura de Campo Grande avalia a legalidade da greve dos motoristas de ônibus do Consórcio Guaicurus.