A cidade , localizada a 233 km de distância de Campo Grande, completa 84 anos de fundação, neste sábado (19).

Em conjunto com Bodoquena, e Bonito, Guia Lopes da Laguna é um dos municípios integrantes do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, atração turística de Mato Grosso do Sul.

A construção da cidade se deu em meio um dos mais trágicos episódios da Guerra do : “A retirada da Laguna”, e sua povoação começou no início do século XVIII, com a chegada dos castelhanos e pecuaristas que migravam da região sudoeste do país. Atualmente, sua população estimada é de 9.754 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a eclosão da Guerra em 1846, um dos pioneiros na região, José Francisco Lopes se alistou como voluntário no Exército Brasileiro para guiar as tropas para o Paraguai e libertar famílias mantidas como prisioneiras pelo exército inimigo, iniciando a “Retirada da Laguna”.

A retirada durou 35 dias e foi marcada pela fome, cansaço e doenças, em que cerca de 1.000 soldados foram atingidos pela cólera. 

José Francisco, conhecido como Guia Lopes, faleceu de cólera poucos dias antes da travessia do rio Miranda, o último trajeto antes do objetivo final. 

No mês de fevereiro de 1938, após a construção da Ponte Velha que liga Guia Lopes da Laguna ao município de Jardim, na sede da fazenda de José Francisco Lopes, – último filho do Guia que se encontrava vivo – fazendeiros e trabalhadores resolveram fundar um povoado. A data de aniversário ficou marcada no dia 19 de março por ser dia de São José, em homenagem a Guia Lopes. Em 1942, o território passa a ser intitulado de Guia Lopes da Laguna. Após 11 anos, Guia Lopes da Laguna passa de distrito para município.

Segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita da cidade é de R$ 24.432,46, ocupando o 59º da economia no estado, com e sua área de extensão é de 1.210 km².