Olhou para o céu? Fumaça de incêndios na Amazônia deixam o céu acinzentado em MS

Estado registra calor beirando os 40ºC e umidade do ar pode chegar a 15%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Céu acinzentado na Capital – Foto: Nathalia Alcantara/Midiamax

As queimadas no Pantanal estão controladas este ano, mas o Brasil tem 3.243 focos de incêndio ativos nesta quinta-feira (8). Mais de 1.900 focos ou 38% estão na Amazônia, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial). O reflexo de tantos incêndios pode ser visto no céu de Campo Grande, que apresenta aspecto acinzentado nesta tarde.

De acordo com o Cemtec/MS, há grande concentração de fumaça sobre a região Centro-Oeste, inclusive Mato Grosso do Sul, devido ao grande número de incêndios florestais que estão ocorrendo na região amazônica. “A configuração dos ventos, que atuam de noroeste sobre Mato Grosso do Sul, ajudam a transportar a fumaça gerada pelos incêndios florestais e deixam o céu com tom acinzentado em MS”.

Nesta quinta-feira (8), as temperaturas permanecem elevadas em todo o Estado, podendo chegar a 39°C, com baixa umidade relativa do ar, entre 15% e 25%. A tendência é que o calor e tempo seco permaneçam em todo o Estado amanhã (9), até o fim do dia, quando chega uma frente fria na região sul do Estado.

A frente fria deve atingir as regiões sul e centro no sábado (10), com aumento da nebulosidade, elevação da umidade e tendência de queda nas temperaturas. Não há previsão de chuva.

Conteúdos relacionados

lama