Estudantes estrangeiros da (Universidade Federal de já podem se candidatar à pré-seleção voltada à Bolsa Mérito, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. A inscrição deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), onde está disponível o edital com todas as informações sobre o processo. O valor é de R$ 622 mensais por um período de seis meses. 

O PEC-G é uma iniciativa que permite que estudantes de países conveniados cursem o ensino superior no Brasil. A Bolsa Mérito é um auxílio financeiro concedido aos estudantes estrangeiros do PEC-G que demonstrem desempenho acadêmico excepcional.

Para participar da pré-seleção da Universidade, além de ser estudante-convênio PEC-G, é preciso ter cursado já o primeiro e segundo semestres da na qual está matriculado, não ter reprovação no último semestre cursado e não ser beneficiário de programas de auxílio financeiro com origem no Brasil, incluindo bolsas acadêmicas, de estágio e similares. 

A inscrição deve ser feita com o preenchimento do formulário de inscrição disponível neste link e com a anexação dos documentos indicados no edital. 

A seleção será orientada pela Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e os estudantes serão classificados de acordo com o coeficiente de rendimento e número de reprovações. A aprovação na pré-seleção da Universidade não garante o recebimento da bolsa e sim a participação no processo seletivo de âmbito nacional.

O resultado preliminar está previsto para 20 de julho, os recursos poderão ser enviados em 21 de julho e o resultado final deve ser divulgado em 22 de julho. Todas as etapas da seleção serão publicadas no portal da Prograd.