Estudantes do IFMS realizam exposição de projetos em feira de agronegócio

Sete projetos técnicos-científicos desenvolvidos pelos câmpus de Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã foram apresentados
| 27/05/2022
- 13:45
Estudantes do IFMS realizam exposição de projetos em feira de agronegócio
Foto: Michele Nakazato/IFMS

Estudantes do (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) realizam exposição de sete projetos técnicos-científicos desenvolvidos pelos câmpus de Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e no Showtec, feira agro do Estado realizada em Maracaju. Este ano, a feira tem mais de 130 expositores e cerca de 16 mil visitantes, entre eles produtores rurais, empresários e consultores.

No estande do instituto, o projeto "Protótipo de cultivo hidropônico NFT em Mato Grosso do Sul" apresenta dois tipos de hidroponia: a comercial e a caseira. Os alunos de Agronomia, João Victor Reis e seu colega Vinícius Sousa Silva, foram os representantes do projeto.

"Com a caseira, temos o intuito de mostrar às pessoas que, mesmo com baixo valor dos utensílios, consegue-se ter um resultado legal, dentro de casas ou apartamentos. Já a hidroponia comercial, mais rentável, pode ser executada com ferramentas facilmente encontradas, como materiais de construção, conseguindo semear e colher o ano todo", afirma João.

Outro projeto apresentado foi o "Criação sustentável de pintados em tanques elevados com sistema de recirculação de água", apresentado pelo aluno do curso técnico em Aquicultura Gabriel Brito Silva, que participa do projeto desde agosto do ano passado.

Segundo o estudante, o projeto objetiva avaliar o desempenho de pintados em tanques com elevação. "O peixe aceitou bem esse sistema de recirculação de água, teve um bom crescimento. É um sistema de fácil manejo, e o custo não é tão elevado. Para implementar um tanque desse são necessários em torno de R$ 10 mil, e você consegue um bom retorno financeiro no final", explica o aluno.

Voltado para energia renovável, o projeto "Despertando Cientista: Energia Fotovoltaica" é apresentado pela coordenadora e professora Grazieli Suszek, e pelas acadêmicas de Agronomia Emily Miskiw e Larissa Santos.

O trabalho explica sobre o conceito de energia renovável, em especial a fotovoltaica, para alunos do ensino fundamental.

"A energia fotovoltaica é renovável e é interessante explicar à população sobre ela em eventos como esse, para que se possa fazer uma melhor gestão das energias. O nosso formato de apresentação é bem lúdico, e apesar de o projeto ser voltado para crianças de 7 a 10 anos, também é uma forma de as pessoas entenderem um pouco sobre a importância de se trabalhar com energia renovável, independentemente de qual tipo for", descreve.

Showtec

A Showtec é a maior feira agro de Mato Grosso do Sul, realizada em Maracaju e com programação de palestras, debates, demonstrações práticas, painéis técnicos, maquinários e insumos para a produção agropecuária.

Veja também

Vacina está disponível em mais de 40 unidades de saúde

Últimas notícias