O (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta terça-feira (15), um novo alerta para tentativas de golpes usando o nome da instituição em sites fakes e que estariam com inscrições abertas para a primeira fase do programa CNH MS Social, que dá direito à habilitação gratuita.

O site anuncia que matrículas online estão abertas e chama atenção para clicar em um link. Ao acessar por um computador, a vítima é direcionada para uma página em branco e pelo celular para outra página falsa com assinatura do Governo Federal. Em seguida, o site fornece um formulário pedindo os dados pessoais, o que é perigoso. O site ainda pede que a vítima encaminhe o link para outras pessoas.

“Esse tipo de aplicação é comum. Depois de mandar para várias pessoas vai pedir para baixar um arquivo, onde está o vírus. As pessoas precisam ficar atentas e checar todas as informações. Nós estamos finalizando e realizando os últimos ajustes, mas o Programa CNH MS Social ainda não foi lançado,” ressalta a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho.

Vale lembrar que o Governo do Estado irá publicar um edital, no Diário Oficial do Estado, com a relação de vagas, que serão distribuídas pelos 79 municípios, além do período de inscrição e regras para conseguir o benefício. Outro ponto é que as vagas serão oferecidas para pessoas em situação de vulnerabilidade e que precisam da CNH para trabalhar.

“O Detran-MS não vai sortear, não vai ligar, não vai oferecer o benefício por mensagens de whatsapp ou sms e por isso, as pessoas precisam estar atentas para não caírem em golpes. As inscrições serão realizadas pelo site do Detran e terá ampla divulgação quando liberado”, conclui Elijane.

CNH MS Social

O programa “CNH MS Social” vai beneficiar cinco mil pessoas de famílias carentes por ano com o pagamento de todos os custos do processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola, em relação às aulas práticas e teóricas, até o pagamento das taxas do Detran.

Para participar da seleção é preciso já fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Entra neste programa a habilitação nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E. Não serão contemplados os motoristas que tiverem cometido crimes na condução de veículo com sentença penal condenatória transitada em julgada, assim como aqueles que tiveram permissão para dirigir cassada.