O município de sediou a oficina de implementação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres que reuniu representantes de Maracaju, Nova Alvorada, Rio Brilhante, e Caarapó. O pacto tem como objetivo prevenir, enfrentar e erradicar a violência contra a mulher em por meio de atividades inclusivas de igualdade que possam fortalecer as políticas públicas de enfrentamento.

“O Pacto é mais um instrumento para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres, trazendo diretrizes e eixos estruturantes que serão discutidos com órgãos responsáveis por sua implementação, de forma conjunta, compartilhada e integrada”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Ediana Mariza Bach.

A reunião teve início com a oficina ministrada pela técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Lidiane Kasiorowski Borges, em que foram discutidos os 5 eixos estruturantes do Pacto Estadual:

I- Prevenção: sensibilização e conscientização da sociedade para o fim da violência contra mulheres e meninas;

II- Atendimento: ampliação e fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência;

III- Formação: capacitação continuada e permanente para profissionais que atuam na rede de atendimento às mulheres em situação de violência;

IV- Garantia de direitos e acesso à justiça;

V- Governança na perspectiva de gênero.

Após as discussões, os representantes dos municípios devem definir as ações que pretendem desenvolver. “Cada município vive uma realidade diferente, então vamos debater os eixos e as ações dentro deles, tudo que pode ser feito e cada representante decide três objetivos que sejam viáveis e necessários para sua cidade”, esclarece Rosana Leal, subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres.