Campo Grande começa a vacinar bebês contra Covid-19 neste sábado
A vacinação é específica para crianças de 6 meses a 2 anos que tenham comorbidades
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![vacinação](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Collage-Maker-11-Nov-2022-10.43-AM.jpg)
Cinco unidades de saúde de Campo Grande iniciam a vacinação contra covid-19 para bebês de seis meses a dois anos no sábado (12). O primeiro lote chegou nesta sexta-feira (11), às 7h15 com 15 mil imunizantes para todo Mato Grosso do Sul.
A aplicação começa para crianças que tenham comorbidades. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as unidades também estarão abertas na segunda (14) e terça-feira (15), que será ponto facultativo e feriado, respectivamente.
Para a Capital, foram disponibilizadas 1.520 doses do imunizante destinado para este público, que será distribuído nas unidades durante o dia, enquanto é feita a capacitação dos vacinadores. “Esta dose tem uma diluição diferente da vacina dos adultos e da de crianças, por isso será necessária essa capacitação antes, e, assim, iniciará a aplicação durante o plantão”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
Estimativa de mais de 32 mil crianças na faixa etária
A saúde estima que cerca de 32.161 crianças nesta faixa etária estão em Campo Grande e que, deste total, entre 3% e 5% apresentem alguma das comorbidades elencadas como elegíveis para vacinação pelo Ministério da Saúde. Ao todo, nesta primeira etapa da vacinação dos bebês, de mil a 1,5 mil crianças devem ser imunizadas.
As unidades de saúde referenciadas para a vacinação deste público ficarão abertas das 7h às 17h nos três dias de plantão, sem intervalos para almoço. Assim, pais e responsáveis por estas crianças poderão vaciná-los sem preocupações com horário de expediente de trabalho.
“Reforçamos que é necessário que se faça o cadastro prévio de identificação e anexe o laudo da criança. Aqueles pais que não conseguirem fazer o cadastro, devem levar o laudo ao local de vacinação, e esse ficará retido”, complementa o secretário.
Mesmo com o cadastro aberto para todo o público entre seis meses e dois anos de idade, a vacinação está liberada, neste momento, somente para as crianças que apresentam alguma das seguintes comorbidades:
- Diabetes miellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente;
- Hipertensão Arterial estágio 3;
- Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
- Insuficiência Cardíaca;
- Cor-pulmonare e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia Hipertensiva;
- Síndromes Coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardias e Pericadiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias Congênitas;
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças Neurológicas Crônicas;
- Doença renal crônica;
- Imunocomprometidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose Hepática.
As unidades estão abertas das 7h às 17h. Confira as unidades:
- UBS 26 de Agosto
- USF Moreninha
- UBS Dona Neta
- UBS Caiçara
- UBS Silvia Regina
Notícias mais lidas agora
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
- Na garupa de moto, criança de 7 anos sofre traumatismo craniano após acidente em rodovia de MS
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
Últimas Notícias
Museu do Videogame reúne gerações e é programa para família toda, em Campo Grande
Museu fica na cidade até dia 26 de janeiro e conta com torneios diários
Juiz determina fiança de R$60 mil para motorista que atropelou motoentregador na Mato Grosso
Condutor passou pela audiência de custódia na manhã deste domingo (12)
Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades
Decisão considera necessidade prestação de contas e transparência
Campeão olímpico das argolas, Arthur Zanetti anuncia aposentadoria
Depois de 16 anos no alto rendimento, agora ex-ginasta será treinador
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.