Primeiro lote de vacina contra Covid para bebês chega a Campo Grande nesta sexta-feira
De acordo com o Governo do Estado, poderão se vacinar crianças com comorbidades de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias. Doses vão para todo o MS
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O avião com o primeiro lote da vacina contra Covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade e com comorbidades pousou recentemente em Campo Grande, nesta sexta-feira (11). Aeronave chegou às 7h15 com 15 mil doses do imunizante, que serão enviadas a todo o Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Governo do Estado, poderão se vacinar crianças com comorbidades de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias.
Os municípios poderão fazer a retirada na CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica). Estima-se que a população total de crianças nesta faixa etária em Mato Grosso do Sul, com ou sem comorbidades, seja de 105.998, sendo 20.654 de seis meses a 11 meses; 41.308 de um ano; e 44.036 de dois anos.
A Pfizer Baby é indicada para crianças com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática. É necessário fazer a comprovação da condição de saúde da criança na sala de vacinação.
Vacina é segura para crianças
No dia 16 de setembro deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre seis meses e quatro anos de idade.
Para esta avaliação, o órgão contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para crianças entre seis meses e dois anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades.
Há mais de um mês, em 6 de outubro, o governo estadual fez uma solicitação ao Ministério da Saúde para Mato Grosso do Sul receber mais doses da vacina. O Estado possui, atualmente, 77.271 mil crianças com idades entre 3 e 4 anos.
Em matéria publicada em abril deste ano, o Instituto Butantan explicou que a vacina da Coronavac aplicada em crianças e adultos têm a mesma fórmula.
Covid está controlada em MS
A mais nova variante da Covid-19, a BQ.1, já foi confirmada em 65 países, inclusive no Brasil. No entanto, Mato Grosso do Sul não tem registro de casos da cepa e segue com a doença controlada no Estado.
A informação foi repassada ao Jornal Midiamax pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de MS). Órgão informou por meio de nota que tem realizado regularmente o sequenciamento genômico de variantes existentes no Estado. Dos testes realizados, nenhum apontou a nova cepa.
“A SES/MS realizou na semana passada a análise de 69 amostras e nenhuma foi positiva para a Variante Ômicron BQ.1. A SES destaca a importância da população estar em dia com o esquema vacinal contra a Covid-19 que se compõe de quatro doses até 35 anos de idade”, disse.
Com a chegada do fim de ano, momento em que aumenta a circulação e aglomeração de pessoas, a infectologista Mariana Croda ressalta a importância de medidas individuais para controlar a disseminação do vírus.
“Cada um vai ter que fazer suas medidas individuais, como evitar aglomeração, realizar vacinação e estar em dia com o esquema de imunização”, completa a infectologista.
A Abrafarma também confirma a baixa incidência de casos positivos em todo o Mato Grosso do Sul. Afinal, foram notificados 1.590 casos positivos, equivalente a 18,20% em janeiro de 2021. Em outubro deste ano, até o dia 23, o número caiu para 10 casos positivos, representando 5,99%.
“No Mato Grosso do Sul, por enquanto não está se refletindo o que começou a acontecer no restante do Brasil”, informou a instituição.
Quem pode se vacinar
A vacina contra a covid-19 continua a ser aplicada em Campo Grande. Segundo cronograma divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mais de 40 locais aplicam as doses nesta sexta-feira (11) e o atendimento será das 7h30 às 16h45.
A 4ª dose do imunizante está disponível para pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imonucomprometidos com 18 anos ou mais. Confira o calendário completo de vacinação:
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.