Campo Grande começa vacinação nas escolas com previsão de 500 aplicações por dia

Equipes devem ficar uma semana em cada uma das oito escolas escolhidas como pontos de vacinação
| 01/02/2022
- 15:01
Ana Clara sendo vacinada em escola de Campo Grande nesta terça
Ana Clara sendo vacinada em escola de Campo Grande nesta terça - (Foto: Marcos Ermínio)

A vacinação em escolas municipais de Campo Grande começou nesta terça-feira (1). A primeira escola a receber um ponto de vacinação foi a Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Jaridm Paulo Coelho Machado, uma das oito escolas escolhidas na Capital. Confira lista completa no fim da matéria. Outros dois distritos, Anhanduí e Rochedinho, também vão receber vacinação em escolas.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os polos nas escolas têm capacidade para aplicar 500 doses por dia. As equipes devem se dividir em duas escolas e ficar uma semana em cada unidade.

[Colocar ALT]
Pais com crianças esperando a vacina (Foto: Marcos Ermínio)

Atualmente, 17,9 mil crianças de 5 a 11 anos se vacinaram em Campo Grande — o público dessa faixa etária é de 93 mil. “O ideal seria vacinar todas as crianças até o início das aulas”, disse o secretário de Saúde, José Mauro filho.

As aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino), no entanto, começam no próximo dia 14, daqui a duas semanas, fato que deve forçar a vacinação nas escolas a avançar durante o calendário escolar.

Diante disso, conforme a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, em vez da vacinação ser realizada nos pátios das escolas, onde está sendo feita neste momento, elas serão transferidas para as quadras.

A pequena Ana Clara, de 5 anos, foi a primeira criança a se vacinar na escola Ana Lúcia de Oliveira Batista. Ela foi levada pela avó, dona Justa Pastora, de 60 anos, que também levou o outro neto, Davi Emanuel, de 7 anos.

“Com certeza ajuda muito a vacinação ser realizada nas escolas. Ficamos sabendo ontem da vacinação e aqui fica a cinco quadras de casa. Acho muito importante ainda mais agora com as aulas começando”, disse Justa.

Depois de ver a irmãzinha chorar, Davi se mostrou tranquilo. “Não doeu. É muito importante os amigos irem se vacinar. Porque sem a vacinação, todo mundo pega Covid, e com a vacina não pega”.

vacina escola 2 - Campo Grande começa vacinação nas escolas com previsão de 500 aplicações por dia
Capacidade é de 500 atendimentos por dia nas escolas (Foto: Marcos Ermínio)

 

Adultos também podem se vacinar

Também presente no início da vacinação, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) informou que, apesar da prioridade ser a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, adultos também podem se vacinar nas escolas. Atualmente, segundo dados da Sesau, em Campo Grande, 73 mil pessoas tomaram a primeira dose e 22 mil a segunda. 

"Queria reforçar também que vacinação para os pais e crianças é facultativa", finalizou.

[Colocar ALT]
Davi de 7 anos tomando vacina (Foto: Marcos Ermínio)

Vacinação nas escolas

Oito escolas municipais de Campo Grande serão polo de vacinação contra a Covid-19. A ideia era cogitada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) antes mesmo do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos e estava relacionada também à desativação do drive da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

As escolas definidas foram:

  • Ana Lucia de Oliveira Batista, na Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540, Jardim Paulo Coelho Machado;
  • Elpídio Reis, na Rua Tertuliana Ghersel Cattaneo, 66, Bairro Mata do Jacinto;
  • Geraldo Castelo, Rua Padre João Cripa, 218, Vila Castelo;
  • Nerone Maiolino, Rua Marau, 63, Bairro Vida Nova II;
  • Professor José de Souza, Rua das Camélias, 360, Bairro Buriti;
  • Professora Iracema Maria Vicente, Rua Rotterdan, 2053, Bairro III;
  • Professor Fauze Scaff Gattas Filho, Avenida Nº 2, 21, Bairro Nova Campo Grande;
  • José Mauro Messias da Silva 'Poeta das Moreninhas', na Rua Ivo Osman Miranda, 281, Bairro Moreninha IV.

 

Veja também

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,4% em abril deste ano, o menor...

Últimas notícias