Após 31 acidentes em 2022, Fórum aborda estratégias para transporte seguro de cargas perigosas nesta sexta-feira
O evento acontece nesta sexta-feira (27) na sala de convenções do Sicredi Afonso Pena, a partir das 19h
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro Fórum de Segurança Viária do estado de Mato Grosso do Sul abordará temas sobre segurança no transporte de cargas perigosas e levará informações sobre como diminuir a quantidade de acidentes com cargas perigosas nas estradas. O evento acontece nesta sexta-feira (27) na sala de convenções do Sicredi Afonso Pena, a partir das 19h. Também haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O Fórum de Segurança Viária trata tema como gestão de riscos no transporte, uso de tecnologias embarcadas, novas ferramentas, estatísticas, abordagem da saúde e integridade física dos motoristas profissionais.
O evento terá a palestra do engenheiro de produção e pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O especialista atua há 16 anos no cenário nacional de transportes, áreas industriais, de petróleo, gás e logística.
Dados do Corpo de Bombeiros Militar, em 2019, apontam que 98 ocorrências envolvendo transporte de cargas perigosas foram registradas, a maioria inflamáveis ou com vazamentos de produtos perigosos na pista. No ano de 2021, os números saltaram para 138 acidentes viários foram contabilizados nessa categoria.
O coordenador da SSMAS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Sustentabilidade) da Transportadora Kátia e consultor técnico da RodoBelo Transportes, André Luiz Ferreira, explica que diversas empresas de médio e pequeno porte ainda não estão preparadas para capacitar os colaboradores a fim de minimizar os riscos das operações nas estradas.
“Esse é o primeiro evento do gênero com o objetivo de levar informações atualizadas nesse segmento para Mato Grosso do Sul, com abrangência e impacto em todo o país. Além das questões que envolvem a gestão da tecnologia aplicada e as estratégias adotadas para reduzir riscos, precisamos olhar para a integridade física do trabalhador, a fim de adotar medidas preventivas aos acidentes”, esclarece André Luiz.
O coordenador do Fórum de Segurança Viária aponta que o Fórum é uma oportunidade de promover uma reflexão e mudanças nesse cenário. “Os acidentes, muitas vezes, acontecem por falta de orientações quanto à direção segura, defensiva e econômica. Cargas exaustivas de trabalho culminam no esgotamento físico do trabalhador — o que se torna ambiente propício para causar os acidentes que envolvem o transporte de produtos perigosos”, argumenta.
O evento também contará com gestores do setor de transportes e representantes dos órgãos de controle, como Ministério do Trabalho, Auditoria Fiscal do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar e Legislativo. A transmissão ao vivo será realizada no Instagram da @rodobelotransportes e canal do YouTube.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.