4ª dose de vacina contra covid deve ser ampliada para pessoas com 18 anos ou mais
Desde sábado, MS já vacina pessoas com 40 anos ou mais com a 4ª dose. Ministério aguarda definição sobre quem poderá tomar a D4 pelo SUS
Guilherme Cavalcante –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Saúde deve liberar a quarta dose de vacinas contra covid-19 para toda a população brasileira acima de 18 anos. De acordo com o Jornal O Globo, que ouviu o secretário-executivo da pasta, Daniel Pereira, a previsão é de que um anúncio oficial seja realizado ainda nesta semana.
“Observando o comportamento do vírus, estamos caminhando para termos, pelo menos, um (segundo) reforço na população acima de 18 anos”, disse o secretário a O Globo.
A informação apurada pelo jornal ganha força logo após reunião do PNI (Programa Nacional de Imunização) ocorrida na última quinta-feira (16) indicar a publicação de nota técnica nesta segunda-feira (20) ampliando a 4ª dose de vacina para pessoas com 40 anos ou mais. Até então, salvo exceções de alguns estados, como MS – apenas pessoas com 50 anos ou mais estavam aptas.
A reportagem aponta, no entanto, que as pendências para uma decisão favorável esbarram apenas na definição se todas as faixas etárias serão beneficiadas com mais uma dose de reforço aplicada no contexto do SUS (Sistema Único de Saúde) ou se parte da população deverá procurar imunização em clínicas particulares – vale lembrar que portaria do Ministério autorizou aquisição de imunizantes pela rede particular na última semana.
4ª dose da vacina ampliada
Vale lembrar que desde o último sábado (18), Mato Grosso do Sul já aplica a D4 em pessoas com 40 anos ou mais, em ampliação que antecipou decisão do PNI. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), cerca de 140 mil pessoas estariam aptas para a dose de reforço, cujo estoque de imunizantes estadual já seria suficiente.
Conforme o Portal Mais, da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul tem 87,97% da população apta imunizada ao menos com a primeira dose contra covid, com 77,57% com esquema vacinal completo. Em Campo Grande, cerca de 91,35% tomara a primeira dose, enquanto 78,96% receberam a segunda.
Na Capital, a imunização é retomada nesta segunda-feira (20).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morto em acidente caiu entre rodas de carreta e foi arrastado por 44 metros
Caminhoneiro foi desviar de buraco quando acidente aconteceu
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.