Em Mato Grosso do Sul, foram 1.865 selecionados para a UFGD ( Federal da Grande Dourados) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A lista dos selecionados pode ser conferida diretamente no portal do Sisu

Como me matricular no IFMS

  • Requerimento de matrícula
  • Uma foto 3×4 recente;
  • Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos da ampla concorrência;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos cotistas;
  • Documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meia per capita;
  • Comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;
  • Formulário para Entrega de Laudo Médico para aqueles que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

A convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos será feita também no sábado, 17. A verificação será on-line nos dias 19 e 20 de abril.

Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada, disponível na Central de Seleção;
  • Fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

O envio da documentação deverá ser feito por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Neste caso também, as instruções detalhadas estão previstas para serem publicadas junto com a convocação.

Já os candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para a pessoa indígena deverão apresentar o Rani (Registro Administrativo de Nascimento indígena); certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.

Os documentos poderão ser enviados pelo e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br, com o assunto “Verificação de Autodeclaração”.

Matrículas na UFGD

Apesar do cronograma divulgado pelo MEC, a UFGD ainda não abriu as matriculas para os selecionados através do .

Em nota a disse que “a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFGD informa que ainda não há previsão da publicação de edital de convocações para matrículas do Processo Seletivo SiSU – SiSU/2021-1 e um novo cronograma de chamadas deverá ser publicado em breve”.