Pular para o conteúdo
Cotidiano

Online e idealizado por universidades de MS, começa nesta segunda o Congresso Internacional de Direitos Humanos

Serão debatidos os fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos e também a prática dos Direitos Humanos no Brasil
Arquivo -

Durante toda semana, será realizada a 18ª edição do Congresso Internacional de . O evento, neste ano, devido à pandemia será realizado online por meio de parceria entre o IDHMS-JN (Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul – José do Nascimento), (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), (Universidade Católica Dom Bosco) e o FIIDH (Fórum Internacional e Ibero-americano de Direitos Humanos), contando com o apoio de várias instituições públicas e privadas afinadas com os direitos humanos.

O CIDH é tradicional em Mato Grosso do Sul e surgiu a partir de uma iniciativa de um grupo de pesquisadores brasileiros e espanhóis. Hoje, está em sua 18ª edição e, normalmente, é realizado, a cada ano, em uma das instituições parceiras. O tema deste ano será Desca (Desigualdades, Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) e Agenda 2030.

De acordo com os organizadores, será dada continuidade aos trabalhos que foram desenvolvidos nas edições passadas, relacionados aos fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos e também à prática dos Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Nos debates, serão focadas questões sobre fronteiras, migrações, diversidade de gênero, trabalho, políticas públicas e, mais recentemente, a pandemia.

Sobre a Agenda 2030, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), “é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro”. Trata-se do grande desafio global atual.

Na programação, que segue até 12 de novembro, estão palestras de renomados pesquisadores, apresentações de banners e artigos científicos nos 17 Grupos de Trabalhos que abarcam os temas propostos. 

Além de constituir um espaço importante de intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e estudantes, o CIDH tem sido relevante espaço de participação de lideranças de movimentos sociais, possibilitando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e outras formas de conhecimentos, fortalecendo a função social dos espaços acadêmicos, atendendo às demandas sociais com vistas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento www.idhmsjn.org

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Quer aprender guarani? UFGD oferece vagas de idiomas em Dourados

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Últimas Notícias

Polícia

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

Avó das crianças denunciou casal

Política

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

A CPI do Transporte Público iniciou suas oitivas em abril

Polícia

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

O homem estava foragido desde o dia 24 de junho de 2025

Emprego e Concurso

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

São três cursos com aulas teóricas on-line e práticas presenciais, começando em agosto; inscrições estão abertas até o dia 25 de julho