A Prefeitura de Naviraí –a 361 km de Campo Grande– ativou nesta segunda-feira (26) mais 5 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender pacientes com Covid-19. As ficam no Hospital Municipal e são resultado de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, ampliando em 50% a capacidade de atendimento em terapia intensiva no município.

A abertura dos leitos, conforme a assessoria da prefeitura, resultou em “urgente reivindicação” junto ao Governo do Estado para abertura de leitos de UTI. O tema foi discutido pela prefeita Rhaiza Matos (PSDB) com os secretários estaduais Sérgio de Paula (Casa Civil) e (Saúde)

Até a semana passada, Naviraí contava com 10 leitos de UTI. As 15 agora existentes serão reguladas pelo Core (Complexo Regulador Estadual).

A ativação dos leitos contou com a participação do médico Felipe Manzano (diretor clínico do Hospital Municipal de Naviraí) e dos gerentes municipais Márcio de Figueiredo (Saúde) e Fernando Ortega (Geral Executivo) e a equipe do Hospital Municipal.

Rhaiza destacou que as vagas não são motivo de comemoração, uma vez que deixam claro que Naviraí enfrenta problemas com a . “Significa que, como agentes públicos, estamos cumprindo a função de agir e enfrentar a situação. Recentemente, ativamos o ambulatório de campanha e, tudo isso, visando a salvar vidas”.

Figueiredo, por sua vez, destacou que Naviraí “ampliou as ofertas de leitos clínicos, instalou o ambulatório para atendimento de até 250 pacientes por dia e ativa hoje estes 5 leitos de UTI”.

Boletim da Secretaria de Estado de Saúde desta segunda-feira apontou que Naviraí totaliza 6.721 casos de coronavírus desde o início da pandemia, com 5 novos nas 24 horas anteriores à divulgação. No período, também houve mais uma morte –de uma mulher de 56 anos que sofria de imunodeficiência–, elevando para 168 o número de óbitos por coronavírus no município.