Indígenas de MS têm resistência a medicamentos para tuberculose, aponta Fiocruz
Estudo realizado pela Fiocruz apontou que indígenas de MS possuem resistência aos medicamentos mais utilizados para tratamento de tuberculose.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) apontou que indígenas de Mato Grosso do Sul possuem resistência aos medicamentos mais utilizados para tratamento de tuberculose. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Scientific Reports.
Assim, as pesquisas foram realizadas em povos indígenas Guarani e Kaiowá do Estado. Para chegar aos resultados, foi utilizado sequenciamento total do genoma em amostras de Mycobacterium tuberculosis. As moléculas de bactérias foram estudadas isoladamente em indígenas que tiveram tuberculose nos últimos anos.
Então, foram detectadas em 66 amostras diversas formas de resistência aos medicamentos mais utilizados no tratamento da doença. De acordo com a Fiocruz, os resultados apontam “não somente para a emergência de um grave problema de saúde pública, como também para uma ameaça iminente às estratégias de controle da tuberculose”.
Além disto, as “descobertas revelam o nível extremo de marginalização e preconceito sofrido por este grupo indígena”. Com isso, a Fiocruz destaca que o combate ou tratamento da tuberculose nas aldeias é muito mais difícil. A falta de informação, unida com a falta de um tratamento imediato, dificultam o controle da doença.
Por fim, a Fundação recomenda que sejam aperfeiçoadas “as estratégias de comunicação e as relações entre a população e os serviços de saúde, além de sensibilizar a sociedade envolvente”. Participaram da pesquisa e escrita do artigo o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) e o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) de MS.
Notícias mais lidas agora
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
Últimas Notícias
Universitário de MS é condenado em crime de injúria racial por chamar colega de ‘macaco’
Ofensa foi praticada durante evento esportivo em 2023 na cidade de Dourados
BBB 25: Mateus Pires vive namoro discreto com potiguar; saiba quem é
Mateus Pires, do BBB 25, é comprometido e vive um romance longe dos holofotes; saiba quem é o potiguar que conquistou o coração do arquiteto
VÍDEO: Cachorra salva filhote doente ao levá-lo ao veterinário sozinha na Turquia
Animal foi flagrado por câmeras de segurança e causou comoção nas redes
Menino que desapareceu após discussão é localizado em Campo Grande
Davi está bem e a caminho de casa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.