Um grupo de trabalho foi criado pela (Secretaria Municipal de Saúde) para discutir o projeto de implantação do Day Clinic “Vó Honória Martins Pereira”, o das Moreninhas, em Campo Grande. O grupo é formado por representantes de diversos setores da pasta para estudo, estruturação, execução e acompanhamento dos processos.

Com a implantação da unidade, o objetivo é aumentar a oferta de leitos para realização de procedimentos diagnósticos e cirúrgicos de baixa e média complexidade. Além disso, será possível garantir agilidade no acesso dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) aos serviços especializados de diagnóstico e procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte.

Segundo informações da Prefeitura, a  unidade deve funcionar como Hospital Dia para realização de procedimentos clínicos, diagnósticos e cirúrgicos, que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas, desde o atendimento ambulatorial, assistência intermediária e internação.

“Tal fluxo de atendimento deve reduzir custos dos tratamentos, evitando a internação contínua e otimizar o tempo de internação hospitalar, diminuindo o risco de infecção e o estresse do paciente”, informou. 

De acordo com o projeto, a estrutura do hospital deve ser composta por um complexo de três salas cirúrgicas, 1 sala de recuperação pós-anestésica com quatro leitos, 18 leitos de internação temporária, 3 leitos de estabilização, 4 salas para exames diagnósticos (raio-x, ultrassom, tomografia, colonoscopia e endoscopia). Terá ainda salas de gesso, central de material e esterilização, curativo, sala de indução e recuperação pós anestésicos, 4 consultórios, farmácia, serviço social, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, salas administrativas e banheiros com acessibilidade.

A Sesau aponta que já possui em seu efetivo profissionais de saúde concursados, como médicos especialistas, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos entre outros, nas diversas áreas correlatas necessárias no referido Day Clinic. “Ainda não há um prazo definido para início das obras, sendo necessário seguir todos os trâmites burocráticos que vão desde o planejamento até a execução do projeto”, informou a Prefeitura.