A GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizou ações de fiscalização nas sete regiões da Capital: Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo. Além da fiscalização, a Guarda ainda participou de operação conjunta com Vigilância Sanitária, (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Ao todo, foram 116 estabelecimentos fiscalizados, sendo que dois foram notificados e um foi interditado. Durante o , 242 pessoas foram abordadas nas ruas e orientadas a ficar em casa. A fiscalização ainda atuou em 10 denúncias de aglomeração em residências e dois eventos. Conforme dados da GCM, o número 153 recebeu 147 ligações somente no domingo (2), sendo que 33 eram sobre descumprimento das medidas de controle ou restrição.

Também foi realizada uma operação para reduzir acidentes no trânsito, parceria da GCM com o -MS (Departamento de Trânsito de ) e Agetran. Ao todo, foram feitas 201 abordagens, sendo 180 carros e 21 motos. Conforme dados, 201 condutores passaram pelo teste do bafômetro, mas 12 recusaram. Segundo balanço, havia um condutor com CRLV (Certificado de registro e licenciamento de veículo) vencido e um que estava sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).