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Cotidiano

Customização de motos e capacetes conquista campo-grandenses e chama atenção nas ruas

Conheça os custos da customização, onde fazer e os procedimentos para regularizar a mudança no Detran-MS
Arquivo -
Beto Rosoma com três capacetes personalizados no seu estúdio
Beto Rosoma com três capacetes personalizados no seu estúdio

Das interfaces digitais para o ferro fundido, a paixão por customizar motos está presente entre a maioria dos integrantes do meio custom e do universo dos motoclubes. Em , a arte da aerografia ganha vida em um pequeno estúdio na Vila , especializado em pinturas personalizadas de motos e capacetes.

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Esse exemplar foi customizado para decoração (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

Em atuação desde 1999, o designer Beto Rosoma, — como é popularmente conhecido — é o responsável por dar um novo visual aos instrumentos do mundo das duas rodas. “Normalmente a pessoa já tem a ideia do que ela quer. Procuro fazer em cima daquilo que ela gosta”, explicou.

Com uma pegada artesanal, o pintor conquistou o público biker, que busca um produto autêntico e exclusivo. “As pessoas chegam por indicação. Personalização é exclusividade, e a vantagem de ter um produto único, que só você tem”, detalhou Rosoma.

Motos, triciclos, capacetes e até guitarras são repaginados dentro da sua oficina. No local, desenhos, linhas, chamas e tintas que brilham com a luz dão contraste a uma infinidade de possibilidades. “Esse capacete da marca Nolan custa R$ 3 mil, o cliente comprou e mandou customizar”, explicou.

Quanto custa?

Além da restauração da peça e pintura, o profissional também realiza serviços de tapeçaria nas motos e estofamento do capacete. No Estúdio Rosoma, o preço da customização irá variar entre o modelo e a marca da moto:

  • A pintura do kit (tanque, paralamas e laterais) sai a partir de R$ 500.
  • Pintura do capacete a partir de R$ 150.
  • Estofamento do capacete a partir de R$ 50.
  • Serviço de tapeçaria no banco da moto a partir de R$ 100.

Rosoma explica que os valores são agregados conforme o trabalho e materiais utilizados. “Depende da moto. Se for uma Harley-Davidson, a pintura pode sair a partir de R$ 2 mil ou R$ 3 mil”, detalhou Beto.

Sobre manter o sonho desde os anos 90, Rosama ressalta que o ‘não’ bateu na porta quando ainda era acadêmico, mas não deixou ser abatido por isso. “Eu e um amigo queríamos aprender, eu tinha 19 anos. Visitamos um estúdio famoso na época, pedindo que o dono nos ensinasse. Ele falou: personalização não é pra quem quer, tem que ter o dom e pra quem pode. Não ligamos, compramos um compressor e começamos. De lá pra cá foram vários pedidos, hoje tenho capacetes em e nos EUA”, finalizou.

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Antes (Foto: Beto Rosoma / Arquivo Pessoal)
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Depois  (Foto: Beto Rosoma / Arquivo Pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

Como regularizar uma customização?

O (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) detalhou ao Jornal Midiamax o passo a passo dos procedimentos, regras e o investimento necessário para regularizar a alteração na pintura e customização em geral das motos.

1º passo

O primeiro passo para quem tem ou pretende customizar uma moto é solicitar a alteração. Abaixo, confira a lista dos documentos necessários para a abertura do processo de alteração de característica.

  • Requerimento em nome do proprietário ou procurador com a descrição da alteração pretendida.
  • Cópia CRV frente e verso (Transferência).
  • CRLV-e (Mesmo proprietário).
  • Nota Fiscal (Veículo novo com pré-cadastro).
  • Cópia CNH/RG/CPF do requerente (Pessoa Física).
  • Cartão CNPJ do requerente (Pessoa Jurídica).
  • Cópia do Contrato Social (Pessoa Jurídica).
  • Guia de Pagamento Cód.: 3005 e 2010 (Com Prévia Autorização) Valor total R$ 196,56.
  • Comprovante de pagamento das guias.
  • Guia de Pagamento Cód.: 2010 (Sem Prévia Autorização) Valor total R$ 106,40.
  • Comprovante de pagamento das guias.
  • Auto de Vistoria com Informação da(s) alteração(s) pretendida(s).
  • Laudo de Vistoria.

2º passo

Concedida a alteração, o proprietário realizará as modificações permitidas e levará a um ITL (Instituição Técnica Licenciada) —  para inspeção e emissão de CSV (Certificado de Segurança Veicular).

3º passo

Apresentar o veículo no Detran para vistoria final com os documentos abaixo:

  • Auto de vistoria;
  • NF dos serviços e peças;
  • CSV;
  • Emissão de CRV com alteração de característica – R$ 609,88.
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Antes (Foto: Beto Rosoma / Arquivo Pessoal)
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Depois (Foto: Beto Rosoma / Arquivo Pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais os requisitos e o que não pode ser feito?

  • Alteração do sistema de iluminação (lâmpada LED ou Xenone).
  • Potência ou cilindrada do motor.
  • Guidão: deverá ser observada a largura e altura máxima limitada ao ombro do condutor quando o mesmo estiver em posição de condução da motocicleta.

Focado na pintura da moto, qual o procedimento para regularizar a alteração?

Procedimento normal de alteração de característica, no entanto, não é necessário CSV.

Quais são os requisitos para deixar a moto com placa preta?

Certificado de originalidade Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) emitido por clube de colecionador.

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Antes (Foto: Beto Rosoma / Arquivo Pessoal)
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Depois (Foto: Beto Rosoma / Arquivo Pessoal)

 

 

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