Contran altera portaria e CRLV volta a ser emitido impresso pelo Detran-MS
Após definir que a emissão do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) seria totalmente digital, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou resolução nesta quarta-feira (10) e deliberou que o documento continuará a ser emitido de forma impressa. Desta forma, o licenciamento já pode ser solicitado ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após definir que a emissão do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) seria totalmente digital, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou resolução nesta quarta-feira (10) e deliberou que o documento continuará a ser emitido de forma impressa. Desta forma, o licenciamento já pode ser solicitado ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
Conforme o Detran, a portaria, alterando a Resolução de número 809, de 15 de dezembro de 2020, as informações publicadas geraram dúvidas se a emissão do documento deveria ocorrer em papel moeda ou em papel A4, com QRCode. Por fim, foi definido que caso o proprietário faça a opção pela expedição do documento em meio físico, o CRLV-e será impresso em papel A4 comum branco.
“O Detran-MS informa que a portaria não altera, em nada, a rotina de trabalho e emissão dos referidos documentos por parte da autarquia. O órgão segue emitindo e disponibilizando os dois formatos [do documento]”, disse em nota.
Desta forma, o proprietário do veículo poderá optar pelo CRLV físico no papel A4 ou em formato digital, por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). A emissão já acontece desde o dia 4 de janeiro, quando o o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), unificou o CRV (Certificado de Registro Veicular) e o CRLV em um só documento e em formato digital, o CRLV-e.
Documento digital
A documentação de veículos totalmente digital já havia sido anunciada no início do segundo semestre de 2020. Após a unificação dos documentos de CRV (Certificado de Registro Veicular) e do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos), os proprietário passaram a ter o novo CRLV-e.
Quando passou a valer, a mudança trouxe segurança aos proprietários de veículos com um documento marcado por QR Code que pode ser usado tanto no formato digital quanto ser baixado e impresso em papel comum, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Além da segurança que o novo formato traz, haverá redução de custos. Hoje, para tirar a segunda via do CRV, por exemplo, o cliente paga R$ 414,00, taxa que não existirá com o CRLV-e.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.