Cotidiano

Documentação de veículos passa a ser 100% digital em MS a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (4) a documentação de veículos passa a ser totalmente digital com a unificação dos documentos de CRV (Certificado de Registro Veicular) e do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos). Agora, o proprietário passará a ter o novo CRLV-e. A mudança traz segurança aos proprietários de veículos com um documento […]

Gabriel Maymone Publicado em 04/01/2021, às 07h52 - Atualizado às 11h43

Documentação de veículos é unificada e passa a ser 100% digital em MS. (Foto: Leonardo de França, Midiamax)
Documentação de veículos é unificada e passa a ser 100% digital em MS. (Foto: Leonardo de França, Midiamax) - Documentação de veículos é unificada e passa a ser 100% digital em MS. (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

A partir desta segunda-feira (4) a documentação de veículos passa a ser totalmente digital com a unificação dos documentos de CRV (Certificado de Registro Veicular) e do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos). Agora, o proprietário passará a ter o novo CRLV-e.

A mudança traz segurança aos proprietários de veículos com um documento marcado por QR Code que poderá ser usado tanto no formato digital quanto ser baixado e impresso em papel comum, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além da segurança que o novo formato traz, haverá redução de custos. Hoje, para tirar a segunda via do CRV, por exemplo, o cliente paga R$ 414,00, taxa que não existirá com o CRLV-e.

A diretora de registro e controle de veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Loretta Figueiredo, destaca que, em um primeiro momento, a mudança poderá gerar dúvidas, já que implica em uma mudança cultural. “As pessoas estão habituadas a ter o recibo naquele papel verde, como algo de muito valor. Há receio até mesmo no ato do preenchimento, porque no caso de rasura, o proprietário precisa tirar uma segunda via e pagar a mais por isso. Com o novo formato, isso chega ao fim porque o processo de preenchimento do documento unificado será feito diretamente no sistema do Detran”, explicou.

Documentação de veículos passa a ser 100% digital em MS a partir desta segunda-feira
Modelo do novo CRLV-e.

Impressão do documento

Para imprimir o documento, basta acessar o Portal Meu Detran. Para ter acesso ao documento, é necessário acessar a opção ‘Veículos’ e em seguida clicar em ‘Baixar CRLV’. Confira o passo a passo:

1. Insira o número da placa e renavam do seu veículo:

Documentação de veículos passa a ser 100% digital em MS a partir desta segunda-feira

2. Logo após, o número e código do CRV (Certificado de Registro de Veículo), além de informar os caracteres de ativação:Documentação de veículos passa a ser 100% digital em MS a partir desta segunda-feira
4. Baixe o licenciamento em download e imprima quantas vezes quiser:

Documentação de veículos passa a ser 100% digital em MS a partir desta segunda-feira

Além do novo formato ainda é possível obter o documento através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e compartilha-lo em formato PDF com o principal condutor. Assim ambos estarão munidos do documento caso seja abordado por alguma fiscalização.

Jornal Midiamax