Contra Covid-19, prefeitos do sul de MS querem restrição de viagens no Corpus Christi

Gestores pedem reforço na fiscalização e alertam que sistema de saúde está no limite

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prefeitos das quatro maiores cidades da região sul de Mato Grosso do Sul se reuniram na tarde desta segunda-feira (24) para discutir medidas mais duras contra a Covid-19 no feriado de Corpus Christi, em 3 de junho. Eles vão levar as sugestões ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Em Dourados, o prefeito Alan Guedes (PP) se encontrou com os chefes do Executivo de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB); de Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB); e com o secretário municipal de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano.

A ideia é que o trânsito intermunicipal no feriado de Corpus Christi seja restrito e a fiscalização de festas clandestinas seja reforçada. Guedes disse que Dourados, referência para a região, está com o sistema de saúde no limite.

“Dourados é uma referência para os municípios do nosso entorno e, por isso, essa discussão é muito importante neste momento que estamos com altos índices de ocupação dos leitos de UTI. Estamos com a capacidade, do ponto de vista epidemiológico, muito difícil e precisamos de uma solução regionalizada, já que essa é uma situação comum aos municípios. Não queremos o lockdown, mas precisamos frear o contágio e vamos levar as propostas para o Governo do Estado”, declarou.

O prefeito de Ponta Porã reforçou o apelo para que a população fique em casa, se puder. “Depois de todo feriado já está comprovado que ocorre um aumento nos índices de contaminação. Precisamos interromper esse trânsito intermunicipal, fechar as festas clandestinas e pedir a colaboração da população para conter a transmissão do vírus”, ressaltou Peluffo.

Rhaiza disse que Naviraí não tem mais condições de ampliar o número de vagas. “Em Naviraí, não temos mais estrutura para aumentar a capacidade de atendimento e não temos mais como correr para Dourados”, frisou a prefeita.

“Estamos há mais de um ano a frente dessa pandemia e neste ano, em maio, já chegamos ao número de casos do ano passado todo. A economia precisa funcionar e por isso, a iniciativa do prefeito Alan Guedes é muito importante para que não tenhamos um grande número de óbitos nos próximos dias”, declarou o secretário Maximiano.

Conteúdos relacionados

lama