‘Como entender mapa preto e branco?’: aluno de 8 anos da Reme relata dificuldades nas redes sociais
Estudante aponta dificuldades no aprendizado com apostila em ‘xerox’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Indignado. É assim que o aluno Jorge, de apenas 8 anos, descreve o seu sentimento ao receber uma apostila com páginas em preto e branco em Campo Grande. Estudante do 4º ano em uma escola da rede municipal, Jorge relata dificuldades no aprendizado ao interpretar imagens e mapas.
A mãe de Jorge, Sandra Mara Versali, é quem administra as redes sociais do filho. Ela conta que a iniciativa de gravar o vídeo com a reclamação foi dele, depois de receber uma nova apostila nesta semana. Sandra conta que desta vez a apostila veio encadernada e com a capa colorida, o que chamou a atenção do filho, porém no interior do livro, todas as páginas estavam em preto e branco. “Ele reclamou pelo mapa, realmente é impossível distinguir as regiões”, diz.
Sandra explica que o filho é aplicado e curioso e busca sempre utilizar as cores no aprendizado. Porém, com as imagens em preto e branco na apostila, às vezes ele não tem saída a não ser abandonar o exercício e partir para o próximo.
“Ele simplesmente não entende, aí a gente sai procurando uma melhor pra ver, mas quando a internet está fraca é difícil. Olha, eu estou falando com sinceridade: ele é esforçado e curioso, mas isso desestimula a criança”, afirma. A mãe do menino conta que as apostilas já vêm em preto e branco desde o início das aulas remotas, o que prejudica ainda mais os alunos, que já não têm a mesma rotina de antes.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, o relato de Jorge chamou a atenção. “Todas as apostilas da nossa escola vêm preto e branco, para as crianças é difícil entender algumas coisas. Como mapa, como entender um mapa em preto e branco? Eu não sei onde está o município, o estado, não vou saber onde está nada. Fica aqui minha indignação”, disse o menino.
A Prefeitura de Campo Grande afirma que mesmo com 109 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), a Semed (Secretaria Municipal de Educação) não recebeu reclamações em relação à impressão das páginas em preto e branco.
“A orientação é que o aluno efetue a troca do material com problema, se for apenas uma página é feita a substituição imediata. Os cadernos de atividades número 3 deste primeiro semestre, foram impressos em alta qualidade. Nenhum outro problema pontual foi relatado por pais e alunos”, disse, por nota.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.