Em comemoração aos 10 anos da Coordenadoria Estadual da Mulher em MS, o Tribunal de Justiça realizará uma solenidade nesta sexta-feira (26), às 15 horas, no plenário do Tribunal Pleno. A cerimônia marcará a primeira década de existência de trabalho realizado em prol de vítimas de violência doméstica e familiar.

Nessa primeira década de atuação, vários juízes e juízas auxiliaram como colaboradores, tornando possível implantar, nas comarcas do interior, projetos e programas exitosos na Capital, desenvolvidos pela equipe da Coordenadoria. Desde então, a sociedade aprendeu a reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelo Poder Judiciário na área da violência doméstica e familiar.

Muitos projetos foram desenvolvidos como o Protetivas Online, uma ferramenta que disponibiliza, por meio eletrônico, uma forma de solicitação de medidas protetivas de urgência para facilitar e ampliar o acesso à justiça, por meio do atendimento remoto a mulheres em situação de violência doméstica. A iniciativa atende somente a Capital e já conquistou o primeiro lugar no Ideathon AMB Lab.

Dentre todas as ações, duas tiveram destaque em todo o país e atingiram divulgação internacional: o Mãos EmPENHAdas contra a violência, que capacita profissionais da área da beleza feminina como agentes multiplicadores de informações no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, e tem a atriz e empresária Brunet como embaixadora do projeto, e o e o Mãos EmPENHAdas contra a violência – Barbearias, que utiliza também a capacitação de profissionais nos espaços masculinos de beleza.

Reconhecimento

Durante a solenidade, em razão do empenho e esforço empreendidos das mais variadas formas, algumas pessoas receberão certificados e troféus, como forma de agradecimento pela dedicação e auxílio.

Devem receber os agradecimentos e o reconhecimento pelo esforço realizado os magistrados Ruy Celso Barbosa Florence, Paschoal Carmello Leandro, Jacqueline Machado, Alessandro Leite Pereira, Bruna Tafarelo, Claudio Müller Pareja, Jessé Cruciol Jr., Marcus Abreu de Magalhães, Melyna Machado Mescouto Fialho, Tatiana Dias de Oliveira Said, Walter Arthur Alge Netto, Rafael Gustavo Mateucci Cassia e Liliana de Oliveira Monteiro.

Entre os homenageados estão ainda Rozidaria Ramires Paná, Marcílio Caetano da Silva, Isael José Santana, Gabriella Franceschini Duarte da Conceição, Ana Paula Batistute, Arlene Inez de Carvalho Costa, Rozimeire Nobriga, Gina Vieira Ponte de Albuquerque, Yuri da Silva Santos, Yoshie Sanematsu, Guilherme Nascimento Valadares, Cleidiana Patricia Costa Ramos, Bruno Giuseppe Loiácono, Andressa Zonta Bussolaro, Luíza Brunet, Luciana Azambuja Roca, Carla Charbel Stephanini, Ricardo Teixeira de Brito, Thais Dominato Silva Teixeira, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha e Marcos Paulo Gimenez.

Terão o trabalho reconhecido também Anne Klean Alexandra Mendes, Rosimeire Batista da Silveira, Rodrigo Kenji Miyazaki de Souza, Sandra Regina Monteiro Salles, Vanessa Vieira, Rebeca Demleitner Cafure, Marlon Vinícius Lopes da Silva, Lydia Maria de Oliveira Pellat, Angela Maria Ribas de Souza, Altair Júnior Ancelmo Soares, Carlos Alberto Kuntzel, Jorge Miguel da Silva Garcia e Ana Eliza Matos dos Santos.