Auditores-Fiscais da em realizam paralisação nas unidades alfandegárias em Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo a partir desta segunda-feira (27).

Segundo informações, a iniciativa é uma das ações aprovadas pela assembleia da categoria, seguindo orientação do Nacional. De acordo com o presidente do Sindifisco Nacional MS (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal em Mato Grosso do Sul), Anderson Novaes, a classe protesta contra o corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento da Receita Federal para 2022 e do não cumprimento de acordo pelo governo federal para pagamento de bônus de produtividade da categoria.

De acordo com Novaes, a operação padrão deverá causar prejuízos no transporte de mercadorias, já que deverá ser aplicada para todos os tipos de produtos, exceto, medicamentos, insumos médico-hospitalares, cargas vivas e perecíveis.

Além da operação padrão, desde segunda-feira (20), auditores-fiscais que ocupavam funções de chefia nas unidades da Receita no estado e em todo o país estão entregando os cargos.

Em Mato Grosso do Sul, 19 chefias pediram exoneração, incluindo os delegados e delegados-adjuntos das aduanas de Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo e da unidade de Campo Grande.

Entre as outras ações aprovadas na assembleia nacional e ratificadas na estadual está a implementação da chamada meta “zero” para todos os setores e atividades, de modo que fiscalizações fiquem sem resultado e encerramento. Também está prevista a paralisação de todos os projetos do plano operacional da Receita e deixarão de ser preenchidos os relatórios de atividades.