Pular para o conteúdo
Cotidiano

Atualização no WhatsApp: Confira o que muda e quais funções podem ficar indisponíveis

Usuário que não aceitar os novos termos não terá acesso à lista de conversas
Arquivo -

O já está apresentando os novos termos de serviço aos usuários e o prazo para atualizar o aplicativo com as novas condições termina no sábado (15). A mudança tem gerado desconfiança em alguns usuários, já que a nova política de privacidade autoriza o compartilhamento de dados com o . Na última semana, órgãos reguladores no Brasil apontaram violações na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Para quem ainda está perdido no assunto, o WhatsApp fará uma atualização com novo termo de serviço, com a possibilidade de uso comercial da plataforma. O dono da conta que aceitar os novos termos, autoriza o compartilhamento de dados da conta do WhatsApp com o Facebook, a empresa matriz. 

À princípio, a exigência já seria implementada em fevereiro, mas o WhatsApp considerou que os usuários precisavam de tempo para compreender a mudança. O WhatsApp havia adiado a atualização porque assim que o anúncio do compartilhamento de dados foi feito, os downloads de aplicativos de mensagens concorrentes dispararam, como no Signal e Telegram. 

“A atualização inclui novas opções que as pessoas terão para enviar mensagens para uma empresa no WhatsApp e fornece mais transparência sobre como coletamos e usamos os dados. Embora nem todo mundo compre com empresas no WhatsApp hoje, achamos que mais pessoas escolherão fazer isso no futuro e é importante que as pessoas conheçam esses serviços. Esta atualização não expande nossa capacidade de compartilhar dados com o Facebook”, comunicou a empresa.

Na prática, o que muda para o usuário? 

A mudança não trará tanto impacto para os usuários comuns. Acontece que boa parte dos usuários do WhatsApp já compartilham dados com o Facebook. O WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014, mas em 2016 foi feita uma atualização nas políticas de privacidade, quando o usuário pode escolher se aceitava ou não compartilhar os dados com o Facebook e Instagram. 

De acordo com o WhatsApp, uma das principais mudanças no termo de serviço são voltadas às empresas. Quem tem loja no Facebook ou no Instagram, poderá adicionar ao perfil comercial no WhatsApp. Com isso, o usuário pode ver e comprar diretamente pelo WhatsApp. Além disso, se o usuário clicar em anúncios, as informações serão usadas para personalizar anúncios no Facebook. 

Se eu não aceitar os termos, o que acontece? 

Quem não aceitar os novos termos do WhatsApp, terá recursos limitados no aplicativo. A empresa comunicou que nenhuma conta será apagada, mas a revista Isto É Dinheiro apurou que aqueles que não aceitarem os termos, não terão acesso à lista de conversas. Contudo, o usuário ainda poderá atender chamadas de voz e vídeo. 

Além disso, o usuário continuará recebendo as notificações. Ou seja, se um amigo mandar uma mensagem, será possível tocar para ler e responder, ou até retornar chamadas de voz e vídeo perdidas. 

Se algumas semanas se passarem e o usuário ainda não aceitar os novos termos, o dono da conta deixará de receber ligações e notificações. Em comunicado, o WhatsApp ressaltou que a privacidade e a segurança das mensagens e chamadas não mudam. Elas continuam protegidas com criptografia. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista morre após Hilux ficar destruída em acidente com caminhão na MS-112

Patriota e PTB lídio

Sem partido, Lídio Lopes deve definir legenda apenas em 2026

capela onde carlo acutis fez milagre

Capela onde Carlo Acutis fez milagre em Campo Grande define evento após decisão de papa Leão

alems dnit

Acidente que matou dois na BR-262 aconteceu por falta de fiscalização do Dnit, denuncia deputado

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

bodoquena

MPMS aumenta meio milhão em contrato de locação de carros após compra de SUVs

Últimas Notícias

Brasil

Jornalista faz novos ataques homofóbicos após ser solta

Novos ataques aconteceram dentro de um edifício no centro de São Paulo

Cotidiano

Vai viajar nesta terça-feira? Confira os pontos de interdição na BR-163

Trechos estão interditados em 18 pontos da rodovia em Mato Grosso do Sul

Brasil

Defesa de ex-assessor de Bolsonaro leva ao STF conversas em rede social atribuídas a Mauro Cid

Advogado pede anulação de acordo de delação premiada

Famosos

VÍDEO: Gracyanne Barbosa encara fila de madrugada para ser batizada por Pablo Marçal

Marçal ainda riu na cara da musa fitness após batizá-la nas águas