Anos após saírem da escola, alunos de MS terão projeto publicado em revista científica

Os ex-alunos Bianca de Lima Lázaro Ferreira, Elder Paula Tomaz dos Santos Silva e Mateus de Oliveira Arantes, de Aparecida do Taboado, mesmo após terminar a escola, ainda estão colhendo frutos dos projetos criados em sala. O projeto de iniciação científica desenvolvido em 2018 “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo […]

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Os ex-alunos Bianca de Lima Lázaro Ferreira, Elder Paula Tomaz dos Santos Silva e Mateus de Oliveira Arantes, de Aparecida do Taboado, mesmo após terminar a escola, ainda estão colhendo frutos dos projetos criados em sala.

O projeto de iniciação científica desenvolvido em 2018 “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais”, será publicado na revista cientifica Brazilian Journal of Development, três anos após sua conclusão.

O trio desenvolveu o projeto para apresenta-lo na Fecitel 2018 (Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas) e não imaginavam que anos após a finalização, iriam receber um reconhecimento desse tipo.

“Eu realmente me dediquei muito na pesquisa e no desenvolvimento do projeto e isso me proporcionou uma experiência única de conhecimento. E agora, receber esse convite três anos depois para publicar esse projeto só mostra o quanto esse trabalho foi relevante”, declarou Bianca de Lima.

No ano em que o projeto foi realizado, os ex-alunos ainda estudavam na Escola do Sesi de Aparecida Taboado. O professor orientador, Vinícius Agostini Machado, avaliou o convite para a publicação como inesperado.

“A Revista Brazilian Journal of Development é bem-conceituada e os alunos ficaram animados pelo reconhecimento de uma grande revista científica demonstrar interesse no trabalho deles. Sem dúvidas é uma oportunidade única”, afirmou.

O professor disse que antes da publicação, serão necessários alguns encontros, para adequações necessárias para a redação do artigo. “Vamos poder relembrar os velhos tempos. Considerando que o projeto foi desenvolvido e finalizado em 2018 e que os alunos nem estão mais na escola, não iremos desampará-los e daremos todo o apoio para a publicação desse artigo, até porque é motivo de muito orgulho para todos da equipe pedagógica esse convite”, disse.

O projeto

O projeto “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais” consiste na construção de um recipiente isolado com faces externas brancas e faces internas pretas para cultivo de hortaliças. A técnica tem como objetivo minimizar o aquecimento do recipiente por irradiação térmica e maximizar o resfriamento do substrato por condução e convenço térmica, possibilitando uma economia significativa de recursos hídricos.

De acordo com o Sesi, a implementação do sistema em larga escala se mostrou ainda promissora, pois extingue a necessidade de bombas pressurizadoras, eliminando efeitos de erosão laminar, problemas relacionados à germinação de ervas daninhas e encharcamento das folhas, tornando mais fácil o manejo.

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