Tive contato com pessoa infectada pelo coronavírus, o que devo fazer?

Campo Grande já tem mais de 13 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus (Covid-19), mas o número pode ser maior. Portanto, se você teve contato com alguém que contraiu a doença, deve tomar algumas atitudes. Veja o que fazer: Primeiro, você precisa entender que somente pelo fato de ter tido contato com alguém com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campo Grande já tem mais de 13 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus (Covid-19), mas o número pode ser maior. Portanto, se você teve contato com alguém que contraiu a doença, deve tomar algumas atitudes. Veja o que fazer:

Primeiro, você precisa entender que somente pelo fato de ter tido contato com alguém com Covid-19 você se torna um caso suspeito.  A recomendação do Ministério da Saúde e de especialistas na área é que a pessoa fique pelo menos sete dias em isolamento para ver se os sintomas aparecem ou não.

Vale ressaltar que se no momento que você teve o contato com essa pessoa vocês estavam usando máscara, o risco de contaminação reduz significativamente.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tem um serviço de vigilância epidemiológica que faz o contato inicial com familiares e pessoas próximas. Porém, se você tomar conhecimento de que teve contato com alguém infectado, deve entrar em contato com o número 2020-2170 para receber orientações.

Testei positivo e agora?

No caso de confirmação da doença, a primeira recomendação é adotar o isolamento social, mesmo que não apresente sintomas, pois ainda assim há risco de transmissão para outras pessoas.

Não se trata mais de usar ou não a máscara, mas de não sair de casa para nada por 14 dias. Em casa, também é orientado tomar cuidados redobrados no caso de dividir o ambiente com familiares – mantendo o distanciamento e separando objetos de uso pessoal.

Veja cuidados a serem tomados para amenizar os prejuízos psicológicos com o isolamento social

Quando devo procurar um médico?

O Ministério da Saúde mudou a postura e, recentemente, afirmou que mesmo com sintomas leves o paciente deve procurar atendimento médico.

Há medicamentos usados no tratamento precoce da doença, que são usados já por médicos em Campo Grande. Se for o caso, o profissional irá receitá-los.

Conteúdos relacionados

lama