Tive contato com pessoa infectada pelo coronavírus, o que devo fazer?
Campo Grande já tem mais de 13 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus (Covid-19), mas o número pode ser maior. Portanto, se você teve contato com alguém que contraiu a doença, deve tomar algumas atitudes. Veja o que fazer: Primeiro, você precisa entender que somente pelo fato de ter tido contato com alguém com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande já tem mais de 13 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus (Covid-19), mas o número pode ser maior. Portanto, se você teve contato com alguém que contraiu a doença, deve tomar algumas atitudes. Veja o que fazer:
Primeiro, você precisa entender que somente pelo fato de ter tido contato com alguém com Covid-19 você se torna um caso suspeito. A recomendação do Ministério da Saúde e de especialistas na área é que a pessoa fique pelo menos sete dias em isolamento para ver se os sintomas aparecem ou não.
Vale ressaltar que se no momento que você teve o contato com essa pessoa vocês estavam usando máscara, o risco de contaminação reduz significativamente.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tem um serviço de vigilância epidemiológica que faz o contato inicial com familiares e pessoas próximas. Porém, se você tomar conhecimento de que teve contato com alguém infectado, deve entrar em contato com o número 2020-2170 para receber orientações.
Testei positivo e agora?
No caso de confirmação da doença, a primeira recomendação é adotar o isolamento social, mesmo que não apresente sintomas, pois ainda assim há risco de transmissão para outras pessoas.
Não se trata mais de usar ou não a máscara, mas de não sair de casa para nada por 14 dias. Em casa, também é orientado tomar cuidados redobrados no caso de dividir o ambiente com familiares – mantendo o distanciamento e separando objetos de uso pessoal.
Veja cuidados a serem tomados para amenizar os prejuízos psicológicos com o isolamento social
Quando devo procurar um médico?
O Ministério da Saúde mudou a postura e, recentemente, afirmou que mesmo com sintomas leves o paciente deve procurar atendimento médico.
Há medicamentos usados no tratamento precoce da doença, que são usados já por médicos em Campo Grande. Se for o caso, o profissional irá receitá-los.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.