A SES-MS (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quarta-feira (12), em resolução no Diário Oficial do Estado, atualização das unidades que ofertarão a pneumocócica conjugada 13-valente a grupos de risco. Em , três unidades ofertarão a vacina.

A medida que ampliou a vacina aos grupos de risco entrou em vigor no ano passado. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

Segundo a resolução, serão vacinados pacientes de risco, como maiores de 5 anos de idade, que vivem com HIV/Aids; transplantados de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea); transplantados de órgãos sólidos e pacientes oncológicos.

O esquema ofertado para esses pacientes é diferente do que o disponibilizado para população em geral. No Calendário Nacional de Vacinação é oferecida a vacina pneumocócica 10-valente para crianças menores de cinco anos. A recomendação vacinal diferenciada se explica. De acordo com o Ministério da Saúde, essa população é considerada de risco gravíssimo para a doença.

Em Campo Grande, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Nova Banhia, Clínica Escola Integrada UFMS e o Centro de Testagem e Aconselhamento, atenderão pacientes de Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Figueirão, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.