Saúde divulga lista de unidades que ofertarão vacina pneumocócica em MS
A SES-MS (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quarta-feira (12), em resolução no Diário Oficial do Estado, atualização das unidades que ofertarão a vacina pneumocócica conjugada 13-valente a grupos de risco. Em Campo Grande, três unidades ofertarão a vacina. A medida que ampliou a vacina aos grupos de risco entrou em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A SES-MS (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quarta-feira (12), em resolução no Diário Oficial do Estado, atualização das unidades que ofertarão a vacina pneumocócica conjugada 13-valente a grupos de risco. Em Campo Grande, três unidades ofertarão a vacina.
A medida que ampliou a vacina aos grupos de risco entrou em vigor no ano passado. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.
Segundo a resolução, serão vacinados pacientes de risco, como maiores de 5 anos de idade, que vivem com HIV/Aids; transplantados de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea); transplantados de órgãos sólidos e pacientes oncológicos.
O esquema ofertado para esses pacientes é diferente do que o disponibilizado para população em geral. No Calendário Nacional de Vacinação é oferecida a vacina pneumocócica 10-valente para crianças menores de cinco anos. A recomendação vacinal diferenciada se explica. De acordo com o Ministério da Saúde, essa população é considerada de risco gravíssimo para a doença.
Em Campo Grande, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Nova Banhia, Clínica Escola Integrada UFMS e o Centro de Testagem e Aconselhamento, atenderão pacientes de Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Figueirão, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Erva de tereré e chimarrão recebe isenção total na reforma aprovada no Senado
Erva-mate havia sido excluída da Cesta Básica Nacional durante tramitação da reforma na Câmara dos Deputados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.