Saúde de MS será responsável por medicamentos para intubação de pacientes com coronavírus

Resolução também determina meios para compra do ‘kit intubação’; procedimento é usado em pacientes graves de coronavírus.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma reunião entre membros da comissão intergestores bipartite determinou que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde estimar o quantitativo de anestésicos e relaxantes musculares usados na intubação de pacientes com coronavírus (Covid-19). O tratamento é usado em pacientes graves, que dependem de respiradores para se recuperarem.

Detalhes sobre a distribuição do “kit intubação” consta em resolução divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado, que detalha como poderá ser feita a disponibilização dos medicamentos.

Os itens poderão ser adquiridos via requisição administrativa do Ministério da Saúde junto aos fabricantes e distribuidores de medicamentos, ministerial ou estadual via ata de registro de preço, via Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e outras estratégias que permitam regularizar os estoques.

Instituições hospitalares que integram o plano de contingência contra o coronavírus devem, semanalmente, encaminhar à Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica, no prazo previsto, o monitoramento de estoques e consumo, seguindo orientações semanais enviadas por e-mail.

Conteúdos relacionados

lama