Sancionada lei que reforça medidas para combater violência contra gestantes
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou lei que cria medidas de informação e de proteção à gestante e à parturiente contra a violência obstétrica. O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (17) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). Considera-se violência obstétrica “todo ato praticado por qualquer pessoa no atendimento de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou lei que cria medidas de informação e de proteção à gestante e à parturiente contra a violência obstétrica. O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (17) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).
Considera-se violência obstétrica “todo ato praticado por qualquer pessoa no atendimento de serviço de saúde, que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto, no período puerpério ou, ainda, em situação de abortamento”.
A nova lei altera outra de 2018, incluindo dispositivo que trata do aborto. A interrupção da gravidez é permitida por legislação federal em casos de risco à vida da gestante, de fetos anencéfalos e gestações frutos de estupros.
Outros trechos receberam nova redação, para tornar as regras mais claras. Assim, continua sendo condutas violentas atos como tratar a gestante de forma grosseira zombeteira ou inferiorizante; submetê-la a tratamentos dolorosos ou desnecessários; entre outras ações reprováveis.
De autoria do deputado estadual Capitão Contar (PSL), o projeto foi aprovado em segunda discussão na semana passada pela Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul).
Na justificativa, o parlamentar argumentou que as mudanças foram sugeridas por profissionais da área da saúde e pacientes, que alegaram a redação anterior da lei dava margem para dupla interpretação e pontos considerados inviáveis de serem seguidos até então.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Folgado: Ladrão invade residência, consome alimentos e sai pela porta da frente
Suspeito levou uma televisão, consumiu iogurte e esperou carro de aplicativo sentado na cadeira da área
Últimos dias para inscrições em seleções da UEMS para docentes com salários de até R$ 10,2 mil
Vagas são para formação de cadastro de reserva de docentes temporários com previsão de atuação em diversos municípios de Mato Grosso do Sul
Dorival testa mudanças no meio-campo e na lateral da seleção brasileira
O técnico Dorival Júnior avalia montar uma equipe mais ofensiva em relação àquela que iniciou a partida com o Chile. Em preparação para o confronto com o Peru, na terça-feira, às 21h45, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico testou três mudanças na seleção brasileira no treino fechado deste domingo, no estádio…
VÍDEO: Bueiro aberto causa queda de motociclista na Avenida Wilson Paes de Barros
Motociclista foi encaminhado para a UPA Leblon com escoriações nos joelhos e tonturas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.