O número de escolas que irão retornar com aulas presenciais do é menor que as escolas de Ensino Médio que voltaram no dia 19 de outubro. Apesar da autorização a partir dessa quarta-feira (04), muitas escolas devem voltar somente na semana que vem.

Conforme a prefeitura, apenas 18 instituições assinaram o termo de compromisso com a – uma das condições para o retorno. No mês passado, na data em que os adolescentes do retornaram, havia 21 escolas autorizadas a reabrir os portões.

Entre os colégios que vão retornar já nessa quarta-feira está o Harmonia. A escola informou que devido ao fato do protocolo de biossegurança ser o mesmo dos outros níveis de ensino já liberados, a instituição já está com todos os preparativos para receber os alunos.

O Maria Montessori também vai abrir os portões para os alunos do 1º ao 9º ano. Para observar as medidas de biossegurança e evitar aglomeração, a escola providenciou horários diferenciados de entrada. O ensino médio entra às 7h40, por exemplo.

Só semana que vem…

Apesar de faltar cerca de um mês para o fim do ano letivo, algumas escolas ainda aguardam finalizar os preparativos e marcaram a volta das crianças para a semana que vem.

casos de Covid-19
Crianças do ensino infantil retornaram às escolas no dia 21 de setembro. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

É o caso da escola Nova Geração, que irá retomar as aulas no dia 10. O colégio informou que precisa de tempo hábil para todos os pais que irão levar os alunos assinarem o termo de compromisso.

Também no dia 10 será o retorno da escola Gappe, que está finalizando o ambiente para receber os alunos com segurança. Já a escola General Osório informou que irá retornar no dia 9.  O Colégio Status afirmou que não voltará com as aulas presenciais nesta quarta-feira, porém não informou quando pretende voltar.

Aula com segurança

para poder receber os alunos, cada instituição deve assinar um termo de compromisso com a Vigilância Sanitária, comprometendo-se a cumprir todas as medidas de biossegurança exigidas. As regras são as mesmas cobradas no retorno do Ensino Infantil e do Médio. Veja algumas:

  • Capacidade máxima de 30% do estabelecimento (exceto Ensino Infantil, que tem capacidade de 50%);
  • Mesas e carteiras devem estar distantes 1,5 metro entre uma e outra;
  • Distanciamento mínimo de 5 metros para realização de aulas de educação física;
  • Uso de máscara facultativo para crianças de até 6 anos;
  • Deixar janelas abertas e evitar o uso de ar condicionado;
  • Crianças com secreções nas roupas terão que trocar de vestes;
  • Salas devem ser desinfetadas durante os intervalos e atividades externas;
  • Aferição de temperatura corporal;
  • Quem aferir a temperatura deve usar avental de manga longa, máscara e óculos ou protetor facial;
  • Funcionários devem manter o cabelo preso, unhas curtas e não usar brincos e anéis.