As escolas particulares retornaram nesta segunda-feira (19) com as aulas presenciais para alunos do Ensino Médio em Campo Grande. A procura foi baixa, então, em algumas instituições não foram necessárias medidas como rodízio, por exemplo.
É o caso da Escola Adventista, que recebeu 45 dos 100 alunos a qual as duas unidades do colégio poderiam atender, conforme o decreto municipal.
O diretor da unidade do Jardim dos Estados, Jean Ribeiro, disse que a escola realizou pesquisa com os pais, que já havia constatado que menos de 30% levariam os filhos às aulas presenciais. Assim, “não precisamos ter que escolher ou barrar alguma quantia”.
Para atender aos alunos, a escola convocou três professores. “Eles vão transitar pelas salas para atender os alunos. Se for necessário, nós colocaremos até 5 professores, mas sempre com cuidado para ser o mínimo possível”, explicou.

Então, em relação às medidas de biossegurança, o diretor detalha que a escola já estava preparada, por ser as mesmas exigências para o retorno das crianças de até 5 anos do Ensino Infantil, que voltaram no mês passado.
Volta do Ensino Médio
O retorno dos alunos que cursam os três anos do Ensino Médio foi decidido durante audiência entre prefeitura, representantes das escolas e MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no dia 1º de outubro.
O decreto n. 14.492 acrescenta um artigo no texto anterior, publicado no dia 14 de setembro, que autorizava o retorno do Ensino Infantil.

Porém, para poder receber os alunos, cada instituição deve assinar um termo de compromisso com a Vigilância Sanitária, comprometendo-se a cumprir todas as medidas de biossegurança exigidas. As regras são as mesmas cobradas no retorno do Ensino Infantil, que aconteceu no mês passado. Veja algumas:
- Capacidade máxima de 30% do estabelecimento;
- Mesas e carteiras devem estar distantes 1,5 metro entre uma e outra;
- Distanciamento mínimo de 5 metros para realização de aulas de educação física;
- Uso de máscara facultativo para crianças de até 6 anos;
- Deixar janelas abertas e evitar o uso de ar condicionado;
- Crianças com secreções nas roupas terão que trocar de vestes;
- Salas devem ser desinfetadas durante os intervalos e atividades externas;
- Aferição de temperatura corporal;
- O responsável por aferir a temperatura deve usar avental de manga longa, máscara e óculos ou protetor facial;
- Funcionários devem manter o cabelo preso, unhas curtas e não utilizar adereços como brincos e anéis.
