As escolas particulares retornaram nesta segunda-feira (19) com as aulas presenciais para alunos do Ensino Médio em . A procura foi baixa, então, em algumas instituições não foram necessárias medidas como rodízio, por exemplo.

É o caso da Adventista, que recebeu 45 dos 100 alunos a qual as duas unidades do colégio poderiam atender, conforme o decreto municipal.

O diretor da unidade do Jardim dos Estados, Jean Ribeiro, disse que a escola realizou pesquisa com os pais, que já havia constatado que menos de 30% levariam os filhos às aulas presenciais. Assim, “não precisamos ter que escolher ou barrar alguma quantia”.

Para atender aos alunos, a escola convocou três professores. “Eles vão transitar pelas salas para atender os alunos. Se for necessário, nós colocaremos até 5 professores, mas sempre com cuidado para ser o mínimo possível”, explicou.

Ensino Médio
Diretor da unidade do Jd. dos Estados, Jean Ribeiro. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Então, em relação às medidas de biossegurança, o diretor detalha que a escola já estava preparada, por ser as mesmas exigências para o retorno das crianças de até 5 anos do Ensino Infantil, que voltaram no mês passado.

Volta do Ensino Médio

O retorno dos alunos que cursam os três anos do Ensino Médio foi decidido durante audiência entre prefeitura, representantes das escolas e MPMS (Ministério Público de ), no dia 1º de outubro.

O decreto n. 14.492 acrescenta um artigo no texto anterior, publicado no dia 14 de setembro, que autorizava o retorno do Ensino Infantil.

Ensino Médio
Temperatura dos alunos é aferida ao entrar no colégio. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Porém, para poder receber os alunos, cada instituição deve assinar um termo de compromisso com a , comprometendo-se a cumprir todas as medidas de biossegurança exigidas. As regras são as mesmas cobradas no retorno do Ensino Infantil, que aconteceu no mês passado. Veja algumas:

  • Capacidade máxima de 30% do estabelecimento;
  • Mesas e carteiras devem estar distantes 1,5 metro entre uma e outra;
  • Distanciamento mínimo de 5 metros para realização de aulas de educação física;
  • Uso de máscara facultativo para crianças de até 6 anos;
  • Deixar janelas abertas e evitar o uso de ar condicionado;
  • Crianças com secreções nas roupas terão que trocar de vestes;
  • Salas devem ser desinfetadas durante os intervalos e atividades externas;
  • Aferição de temperatura corporal;
  • O responsável por aferir a temperatura deve usar avental de manga longa, máscara e óculos ou protetor facial;
  • Funcionários devem manter o cabelo preso, unhas curtas e não utilizar adereços como brincos e anéis.
Ensino Médio
Alunos também devem passar álcool em gel nas mãos ao entrar na instituição. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)