O estoque de leite materno disponível no Banco de  Leite do do ( da Federal da Grande Dourados) corre o risco de ficar abaixo da sua capacidade. A redução pode ser provocada pela pandemia do coronavírus que diminuiu as doações em 40%.

Segundo a nutricionista Rita de Cássia Doracio Mendes, responsável pelo Banco de Leite, a redução da coleta interfere na quantidade de leite pasteurizado e, consequentemente, na quantidade de leite disponível aos prematuros internados.

A nutricionista orienta, segundo informações do O Progresso, que  mesmo na pandemia é possível manter a rotina de doação, levando em conta alguns cuidados, como somente doar se estiver saudável, realizar a higiene das mãos, prender os cabelos, proteger a boca e as narinas como máscara ou fralda de tecido e usar vidro esterilizado para a coleta e o armazenamento do leite humano.

Levantamentos do Ministério da Saúde, bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg) precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis. Durante todo o ano de 2019, apenas 222 mil litros de leite humano foram coletados em todo o País.