MS é o 13º Estado a adotar critérios clínicos e raio-x para confirmar coronavírus
Mato Grosso do Sul passa por uma mudança na metodologia para identificar casos de coronavírus. MS é o 13º estado a adotar os novos critérios no país. Além dos exames RT-PCR e testes rápidos, o Estado passa a incluir critérios clínicos, epidemiológicos e radiológicos na base de dados, conforme orientação do Ministério da Saúde. De […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul passa por uma mudança na metodologia para identificar casos de coronavírus. MS é o 13º estado a adotar os novos critérios no país. Além dos exames RT-PCR e testes rápidos, o Estado passa a incluir critérios clínicos, epidemiológicos e radiológicos na base de dados, conforme orientação do Ministério da Saúde.
De acordo com levantamento feito pelo Jornal Midiamax, o Distrito Federal e mais 12 estados utilizam outros critérios além dos exames laboratoriais para identificar casos de coronavírus: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Paraíba.
Na prática, o que mudou com a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde é que os sintomas e exames, como raio-x, podem ser utilizados para confirmar um caso de coronavírus. Antes, o caso só era confirmado com um teste específico, como o RT-PCR e o teste rápido.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) explica que a metodologia segue determinações do Ministério da Saúde quanto a definição de casos (sintomas), ampliando critérios de confirmações. Com isso, os municípios foram orientados sobre as novas classificações: avaliação médica apresentando sintomas compatíveis (critério clínico); sintomas e histórico de contato próximo com caso confirmado (critério clínico-epidemiológico); ou sintomas e exames de imagem indicativos de Covid-19 (critério clínico-imagem).
Com a mudança, o número de casos confirmados de coronavírus deve aumentar, assim como aconteceu em outros estados que adotaram os novos critérios. Com a mudança, o estado pode somar casos antigos de mortes causadas pelo coronavírus nos boletins epidemiológicos recentes.
Um exemplo é o estado de São Paulo que, com a mudança nos critérios, acrescentou mais mortes. No dia 13 de agosto, o estado registrou 234 novas mortes por coronavírus em 24 horas. Além dessas mortes, foram incluídos mais 221 mortes que ocorreram no decorrer da pandemia e que, por conta de novas diretrizes do Ministério da Saúde, foram incluídos no balanço.
O Ministério da Saúde informa que tem realizado ações para ampliar o diagnóstico da Covid-19, com protocolos para exames clínicos, radiológicos, além da ampliação da capacidade laboratorial. “Com isso, mais pessoas são diagnosticadas rapidamente e atendidas, o que favorece a adoção de medidas de isolamento de casos e o monitoramento de contatos, possibilitando a redução de novas infecções, casos graves e óbitos”, disse por nota.
Com nova metodologia, MS incluiu 5 mil novos casos
Na manhã de quarta-feira (9), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou a mudança de critérios e fez a divulgação de balanço que apontava cerca de 5 mil novos casos de Covid-19 atribuídos à nova metodologia. No entanto, os municípios revisam as contas. Mesmo assim, o número pode ser superior a 1,9 mil, segundo a SES.
Porém, os dados foram retirados do ar e passam agora por depuração dos municípios porque, conforme a pasta, tratam-se de “falha humana” que divulgou um estudo preliminar técnico em relação aos novos critérios adotados pelo Governo Federal. Os responsáveis pela falha foram advertidos, segundo relatou a pasta.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Bioparque Pantanal realiza evento global de observação de aves
O Bioparque Pantanal realiza o Big Day, evento global que reúne grupos em todo o mundo para a observação de aves, neste sábado (12). Trata-se da terceira vez que o local recebe os participantes no Parque das Nações Indígenas. Os observadores terão desafios como identificar aves em diferentes níveis de dificuldade, compartilhar uma foto da…
Missões internacionais dizem que eleições ocorreram de forma ordenada
Os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica
1,1 mil celulares apreendidos em presídios de MS são entregues a alunos de escolas públicas
Dispositivos passam por rigorosa verificação
STF deve derrubar bets se regulamentação for insuficiente, defende AGU
A AGU disse que, apesar da regulamentação da matéria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.