O (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) entrou em estado de emergência nesta terça-feira (14), quando os estoques para os tipos sanguíneos O positivo e negativo, A negativo e B positivo baixaram a quase zero.

Devido ao frio que atingiu o Estado nas últimas semanas, as doações de sangue caíram. Por isso, o Hemosul convoca doadores de todas as tipagens.

Vale destacar que além da demanda espontânea, é possível fazer o agendamento e prevenir o contágio do novo , causador da . A doação programada é uma forma de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades.

Para fazer doação, o Hemosul além da recomendação do agendamento, o uso de máscaras é obrigatório e os doadores tem temperatura aferida antes do procedimento.

É importante lembrar que o hemocentro é responsável pelo abastecimento de hospitais públicos e privados de todo o Estado, por essa razão todos os tipos de sangue são bem-vindos, em especial os tipos O- e O+, pois são os mais utilizados.

Para programar a doação programada e evitar a aglomeração de pessoas nas unidades, basta ligar nos telefones (67) 3312-1516, 3312-1529 ou no 99298-6316.

O doador precisa ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados do responsável legal.