Na primeira semana de atuação, o contabilizou cerca de 300 exames agendados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de , para combate ao . Mesmo quem não possui veículo, pode realizar o atendimento pelo mesmo sistema, sendo encaminhado para duas unidades de saúde: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino e o Centro Regional de Saúde do Cophavilla II. 

O tenente-coronel Fernando Carminati, chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, afirma que nem todos os casos são elegíveis para a realização do exame, apenas os que apresentam sintomas gripais. “Muitas pessoas nos ligam sem os sintomas, sem necessidade e isso pode prejudicar o contato de quem realmente precisa. Isso pode congestionar nosso serviço telefônico”. Isso acaba causando congestionamento na linha.

Para passar pelo Drive-Thru Coronavírus é preciso antes que o cidadão entre em contato pelo Disk Covid, 67-3311-6262, relatar os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno. Caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua 14 de julho, entre as ruas 26 de Agosto e 07 de setembro.

A consulta é agendada por telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05 minutos, maneira forma e ágil.

Depois de colhido, o exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS (Universidade Federal de ) ou ao Lacen (Laboratório Central). O resultado leva de 24h a 48h para ficar pronto e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Disk Covid

Implantado no dia 24 de março, o Disque Dúvidas Coronavírus já atendeu mais de 4,8 mil chamadas telefônicas de todo o Estado. A maior parte das ligações é referente a dúvidas sobre os sintomas. A equipe é formada por 12 profissionais de saúde, e a viatura precisou se deslocar para atendimento local por 9 vezes nessa primeira semana de funcionamento.

(Com assessoria)