A Procuradoria-geral de procurou a polícia, nesta segunda-feira (29), para denunciar o vereador Adão Evandro Pereira Leite, o Adãozinho (PTB), que estaria incentivando aglomeração no município.

Conforme o registro policial, o vereador enviou mensagem em grupo no WhatsApp informando a um grupo de ciclistas que eles poderiam se encontrar, desde que deixassem os celulares em casa, para que a reunião não fosse detectada. Vale ressaltar que o Governo do Estado monitora possíveis aglomerações a partir de registros de antenas de móvel.

De acordo com o relatado pela procuradoria do município na ocorrência, o objetivo era fraudar as metas de isolamento e ajudar o comércio a reabrir previamente. A procuradora afirmou, ainda, que foram feitas lives e publicações no Facebook do vereador reafirmando esse posicionamento, sendo que ele já foi autuado por infração sanitária. Em seu perfil na , são várias publicações se posicionando a favor da reabertura do comércio.

Segundo o delegado Guilherme Sarian, houve o entendimento de que a prática seria uma incitação ao descumprimento de decreto municipal que estabelece regras de isolamento social, entre elas a proibição de aglomeração. “Vamos apurar, mas a princípio nos pareceu que ele estava instruindo as pessoas a burlarem o isolamento”, informou.

Ainda conforme Sarian, por tratar-se de crime de menor potencial ofensivo, o caso será apurado pela polícia e encaminhar ao Ministério Público para dar continuidade ao caso.

Procurado pelo Jornal Midiamax, o vereador, que é , considera que seu ato não se enquadra em nenhuma infração penal. “Posso ter me excedido na ânsia de defender a reabertura do comércio […] Entretanto, não obstante no meu entendimento jurídico, não há ilícito na minha fala, fico aliviado por estar defendendo a população”, justificou.

Nesta quarta-feira, Adãozinho compareceu à delegacia da cidade para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

(Atualizada dia 30/06, às 14h40, para acréscimo de informações)