Coronavírus: Sesau pede para evitar ida aos postos de saúde se não houver sintomas
Preocupados com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), várias pessoas estão indo até os postos de saúde procurou fazer os exames, porém, com a falta de insumos na rede, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), de Campo Grande, pede que pacientes se atentem aos critérios do risco antes de procurar uma unidade. Uma paciente, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Preocupados com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), várias pessoas estão indo até os postos de saúde procurou fazer os exames, porém, com a falta de insumos na rede, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), de Campo Grande, pede que pacientes se atentem aos critérios do risco antes de procurar uma unidade.
Uma paciente, que preferiu não se identificar, conta que após voltar de viagem da Bahia e ficar cerca de oito horas no aeroporto, procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino. Apenas com dores na garganta, ela teve exames de hemograma completo e creatinina, que verifica se há alguma infecção ou insuficiência renal, menos o para detectar o Covid-19.
“Eu voltei de viagem com minha amiga, e ela foi na Unimed e na UPA do Tiradentes, e não conseguiu fazer. Eu fui até a UPA e a médica me disse que iria fazer e aguardei. Depois de um tempo, ela voltou dizendo que a chefe dela recomendou fazer o exame apenas em quem viajou para fora do país, mesmo eu dizendo que viajei para um lugar com casos confirmado”, desabafa.
Em contrapartida, a secretaria informou que neste momento os exames estão sendo feitos em pessoas que estão enquadradas nos critérios estabelecidos pelo próprio ministério da saúde. O ideal, momentaneamente, é evitar ir repentinamente procurar os serviços sem apresentar os sintomas da doença, além de prevenir a aglomeração, e facilitar o atendimento de pacientes que estão passando por outros problemas de saúde.
“ A pessoa tem que possuir os critérios já mencionados, como por exemplo ter tido contato direto com uma pessoa que atestou positivo para a doença e ou está sob suspeita. Cabe aos profissionais definiram no momento da avaliação quem deve ou não fazer o exame”, explica em nota.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.