Coronavírus: Saúde de MS confirma falta de máscaras em todos hospitais do Estado
Em meio a pandemia de coronavírus, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, confirmou, nesta segunda-feira (16), falta de insumos como máscaras e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que no momento é referência para tratar o novo coronavírus (Covid-19), e em todos os hospitais do Estado. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio a pandemia de coronavírus, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, confirmou, nesta segunda-feira (16), falta de insumos como máscaras e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que no momento é referência para tratar o novo coronavírus (Covid-19), e em todos os hospitais do Estado.
O Jornal Midiamax recebeu a reclamação de leitores. “Hospital Regional não tem máscara para funcionários. É essa importância que o Governo dá para essa pandemia? Três suspeitos estão em locais diferentes do hospital”, disse um leitor.
O secretário confirmou a escassez não apenas no HR, mas em todos as unidades que estão tratando a doença no Estado. Ele explicou que a secretaria está enfrentando extrema dificuldade para comprar os materiais com o valor elevado no mercado atual, e condenou o uso exagerado de servidor nos estoques hospitalares.
Além disso, ele afirmou que um estoque de insumos chegou em Guarulhos, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (16), e deve ser distribuída aos estados pelo Ministério da Saúde.
Nas unidades municipais de saúde de Campo Grande, no entanto, conforme o secretário de saúde José Mauro Filho, ainda não há falta de máscaras. Segundo ele, os estoques estão completos e há reserva dos itens, que ainda não estão sendo colocados totalmente à disposição da população para evitar falta em momento posterior, em que a pandemia do coronavírus pode atingir pico de contaminados.
Problema frequente
A situação que o HRMS enfrenta durante a pandemia não é novidade, afirma o presidente do SINTSS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social), Ricardo Bueno. Desde o ano passado, os funcionários da unidade reclamam do estoque baixo. O alerta e o número de casos do coronavírus acelerou o uso dos equipamentos de segurança.
“O problema é que o hospital virou referência para tratar a Covid-19 e não tem máscara suficiente. É um problema recorrente do hospital solicitar compras como no ano passado, por exemplo, que pediu EPIs, como as máscaras especiais M95, e infelizmente não foi comprada. As que eles (funcionários) têm em estoque estão acabando. O hospital está preparado para atender na forma do conhecimento dos profissionais, mas o insumo está acabando. Se acabar, como que esses profissionais vão se expor? Se o profissional se contaminar, não terá linha de frente para atender a população”, explica.
Conforme Bueno, hoje o sindicato oficializou um protocolo solicitando e cobrando a SES (Secretaria Estadual de Saúde), uma explicação e a compra dos equipamentos.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
“Se desconfiasse iria na polícia na hora”, diz mãe sobre Sophia ter sofrido abuso
Médico disse que a menina foi estuprada pelo menos 21 dias antes do crime
‘Ele é bravo’, dizia Sophia sobre o padrasto, segundo a mãe
Sophia foi morta e torturada aos 2 anos em janeiro de 2023
‘Fiquei em choque’, diz mãe de Sophia ao ser questionada por médica sobre reação atípica após notícia da morte
Médica pediatra disse que Stephanie ficou olhando para o celular ao invés de olhar para a filha após ser informada da morte
MPE pede a cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina
Caso denúncias sejam comprovadas, ambos perdem os cargos conquistados nas eleições municipais de 2024
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.