Coronavírus: Capital libera atendimento no comércio e serviços a 60% da capacidade

Resolução publicada nesta sexta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande ampliou a capacidade autorizada de atendimento para estabelecimentos comerciais da Capital, dos 30% limitados no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para 60%. O dispositivo, chancelado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambient…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Resolução publicada nesta sexta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande ampliou a capacidade autorizada de atendimento para estabelecimentos comerciais da Capital, dos 30% limitados no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para 60%. O dispositivo, chancelado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), mantém bares e restaurantes como exceção, devendo respeitar o distanciamento entre mesas e clientes.

A resolução conjunta Sesau/Semadur 6/2020 altera as previsões da resolução 5, de ambos os órgãos, e publicada em 17 de abril de 2020. Com o novo texto, o funcionamento de locais com atendimento ao público será permitido com lotação máxima de 60% da capacidade, respeitando-se o limite de uma pessoa a cada 10 metros quadrados.

Para bares e restaurantes, porém, é previsto o distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas e 1,5 metro entre os indivíduos. As regras já estão em vigor.

Os demais itens da resolução 5/2020, que é focada em diferentes setores de comércio e serviços, continuam valendo –como como uso obrigatório de máscaras, evitar contato físico com pessoas e ambientes, higienização, estabelecimento de turnos de trabalho e de controle de fluxo de pessoas, aferição de temperatura e limpeza de máquinas de pagamento, seguem valendo.

As medidas foram adotadas às vésperas do Dia das Mães, uma das principais datas para o comércio e que, por conta da pandemia, espera retração nas vendas –com pesquisas apontando o preço médio dos presentes em R$ 100 na cidade. A prefeitura já havia autorizado, em caráter extraordinário, o funcionamento das lojas até as 22h.

Conteúdos relacionados

Marinete Pinheiro
unei