A nova atualização da nota técnica referente aos casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso do Sul divulgado nesta quinta-feira (5) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), mostrou que o número de casos investigados caiu de 11 para 5.

Os cinco casos que seguem sob investigação são de pacientes residentes em Campo Grande. Conforme o boletim, a suspeita aconteceu após quatro deles passarem pela Itália e um passar pela Coreia do Sul.

Todos os 6 casos descartados pela secretaria passaram por exames laboratoriais e também pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Três casos foram descartados por darem positivo para o vírus influenza e outros 8 foram excluídos do quadro por não atenderem aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Resultado Negativo

O primeiro paciente tratado com suspeita de COVID-19, o novo coronavírus, em Mato Grosso do Sul, encaminhou ao Jornal Midiamax o resultado do segundo exame que foi submetido no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. No resultado, o resultado é detalhado como “não detectável”.

Conforme o exame de Gabriel Santana, de 24 anos, as amostras foram coletadas no dia 25 de fevereiro e o resultado saiu nesta quinta-feira (5). Nas observações, o Instituto descreveu que as amostras não demostraram nenhuma presença de virose, Influenza A, Influenza B e COVID-19.

8 casos confirmados no Brasil, nenhum em MS

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou que há 8 casos de pacientes infectados pelo coronavírus no país. Os estados que têm casos confirmados são São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Além dos casos confirmados, há 635 casos suspeitos e 378 descartados. Em Mato Grosso do Sul, são 11 casos suspeitos e três deles descartados.