Coronavírus: a partir desta segunda, casos confirmados e suspeitos serão rastreados em MS
A partir desta segunda-feira (28), os casos de coronavírus passarão a serem rastreados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) em todo Mato Grosso do Sul. O objetivo é identificar, o quanto antes, os casos positivos, assim podendo isolar e quebrar a cadeia de transmissão, informou a SES. Até o momento, MS é o único estado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir desta segunda-feira (28), os casos de coronavírus passarão a serem rastreados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) em todo Mato Grosso do Sul. O objetivo é identificar, o quanto antes, os casos positivos, assim podendo isolar e quebrar a cadeia de transmissão, informou a SES. Até o momento, MS é o único estado do Brasil fazendo esse tipo de acompanhamento.
O programa Rastrear é uma plataforma de software desenvolvida pela SES em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com a finalidade de agilizar, precocemente, o monitoramento e rastreamento de casos da Covid-19.
Assim, permite que os municípios identifiquem os infectados e quem teve contato com ele. A partir daí, é realizado o monitoramento diário, como o estado clínico e sintomas.
“Vai permitir que tenhamos a localização e a identificação exata de quem são os contatos da pessoa contaminada. A partir dessa identificação, as equipes de saúde poderão elaborar estratégia de monitoramento diário sobre o aparecimento de sinais e sintomas da Covid”, explica o consultor Epidemiológico da OPAS, Rodrigo Said.
Conforme o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, um profissional da saúde fará o monitoramento diário dos casos. “Os profissionais vão criar uma cadeia de relacionamentos, de contatos, onde o desafio maior será identificar o mais rápido possível uma pessoa contaminada”.
Assim, a SES, passa a ter um controle mais preciso quanto aos avanços da Covid-19, de forma eletrônica e controlado, a partir de computadores dos municípios. O Rastrear ainda terá a possibilidade de uso por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets. Titulares das secretarias municipais de saúde já passaram por treinamentos.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Moinho Cultural é eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil
Em 20 anos, a instituição de Corumbá já atendeu mais de 23 mil crianças e adolescentes
Adolescente em direção de carro morre e passageiro fica em estado grave na BR-262
Acidente aconteceu durante ultrapassagem. Motorista não resistiu e morreu no lcal
VÍDEO: Incêndio atinge pátio da Receita Federal em Campo Grande
Imagens feitas no local mostram chamam altas e que se alastram com rapidez
Nova portaria altera a forma de cobrança de diárias do pátio do Detran-MS; entenda
A Portaria nº 180 de 26 de setembro alterou a Portaria nº 143 de 16 de março de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.