O estoque de bolsas de sangue dos tipos O positivo e negativo está em nível de alerta no , conforme anunciado nesta sexta-feira (17). Com isso, o hemocentro faz apelo a doadores, mesmo que de outros tipos sanguíneos.

Quem puder doar, pode ir diretamente a unidade, mas também é possível agendar a doação, que pode ser feito pelos telefones fixos (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67) 99848-3035, exclusivo para whatssap, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

Para garantir a segurança dos doadores o Hemosul redobrou os cuidados e está seguindo todos os protocolos determinados pelo . Além da higienização de materiais de uso coletivo após o uso, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores. A instituição também disponibiliza diversos recipientes com álcool 70% para os voluntários.

Em meio a pandemia do novo , a instituição alerta que a demanda por sangue e plaquetas, nos hospitais públicos e privados do Estado continua, e que a participação frequente dos doadores voluntários é fundamental para manter os estoques e continuar salvando vidas.

Funcionamento

O Hemosul de fica na avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Padre João Crippa e atende de segunda à sexta, das 7h às 17h. Aos sábados, o atendimento é das 7h às 12h.

Com o ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado na segunda-feira (20.4) o Hemosul Coordenador vai fazer plantão de atendimento das 7h às 12h. Na terça-feira (21.4) fica fechado devido ao feriado de Tiradentes, e volta a atender normalmente a partir de quarta-feira (22.4).

Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.