Com 25 mil crianças trabalhando em MS, pandemia pode fazer número aumentar

Com estimativa de 25 mil crianças trabalhando em Mato Grosso do Sul, o Ministério Público do Trabalho (MPT) alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil por conta dos impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A preocupação se dá pelo fato de que a crise econômica gerada como consequência da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com estimativa de 25 mil crianças trabalhando em Mato Grosso do Sul, o Ministério Público do Trabalho (MPT) alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil por conta dos impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A preocupação se dá pelo fato de que a crise econômica gerada como consequência da pandemia provoca perda na renda familiar, motivando que muitos pais coloquem os filhos para trabalhar e complementar nas economias domésticas.

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2016, do IBGE, em todo o Brasil são pelo menos 2,4 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos, sendo que 25 mil deles estão em Mato Grosso do Sul.

Estudo inédito publicado no dia 25 de maio pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) revela ainda que mais de 580 mil crianças e adolescentes de até 13 anos trabalham no país em atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Só em MS, são 9 mil que atuam nesta área.

Para a secretária executiva do FNPETI, Isa Oliveira, a luta contra o trabalho infantil apresenta desafios ainda maiores no contexto da pandemia. “Crianças e adolescentes estão ainda mais vulneráveis, o que exige do Estado brasileiro medidas imediatas e eficazes para protegê-las do trabalho infantil e proteger suas famílias”, ressalta.

Ações da campanha

Entre as atividades, serão exibidos 12 vídeos nas redes sociais com histórias reais de vítimas, que irão integrar a série “12 motivos para a eliminação do trabalho infantil”. Está prevista ainda a veiculação de podcasts semanais para reforçar a necessidade aprimoramento das ações de proteção a crianças e adolescentes neste momento crítico.

Para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, haverá um webinar nacional (espécie de seminário virtual), transmitido pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho no Youtube. O evento conta com o apoio e participação do Canal Futura e vai debater questões como o racismo no Brasil, os aspectos históricos, mitos, o trabalho infantil no contexto da Covid-19 e os desafios da temática pós-pandemia.

As ações continuam durante todo o mês de junho, com uma agenda nacional.

Conteúdos relacionados

lama