Diante da atual situação do mercado exterior com o coronavírus (Covid-19), diferente de outras regiões do mundo, o de ainda não tem sofrido queda econômica com cancelamentos ou adiamento de viagens. Embora a “tranquilidade”, comerciantes, agências turísticas e donos de hotéis estão seguindo recomendações do Ministério da Saúde com o turista internacional.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, a atenção dos comerciantes não é o destino, mas a aglomeração de viajantes como em aeroportos e feiras turísticas, que inclusive, algumas com participação ativa da Europa foram canceladas. Agora, a fundação estuda e monitora junto ao Ministério sobre a possibilidade de suspender a WTN (World Travel Market Latin America), uma das maiores feiras do ramo da América Latina.

“Estamos bem atualizados com as informações, cartilhas e orientações do Ministério Público. O que está sendo impactado, nas agências, são viagens internacionais, os sul-mato-grossenses indo viajar. Em termos de viagens receptivas, não temos tido quedas de reservas. O que temos percebido com aumento de casos no Brasil, o impacto pode ser um pouco maior em feiras turísticas, exposições. Vejo que o turismo de negócio, em que o comerciante viaja pode ser impactado, o de lazer ainda não dá sinais. Temos que monitorar, ver como será o reflexo o fluxo de viagens internacional para local, para termos uma projeção deste primeiro semestre do ano”, explica.

Já proprietária do Bonito Ecotel, Kassilene Cardeiro, conta que a situação da doença ainda não alarma os empresários da região. “Por enquanto, estamos lidando com especulações, acompanhando as notícias, mas vendo que não tem nenhum caso confirmado. Não temos tido cancelamento e o faturamento está normal. Claro que, nós estamos acompanhando e cuidando do assunto, mas nada que gere preocupação alarmante. Pode mandar turistas para Bonito”, brinca.

“Oportunidade”

Para a presidente da Visit (Associação de Turismo de Miranda, Região do Pantanal e Serra da Bodoquena) e dona do complexo turístico Pioneiro Turismo, Cristina Moreira, a questão pode ser uma “oportunidade” para fortalecer as viagens locais.

“Nos hotéis que recebem o turista internacional, já houve cancelamentos da Holanda, Itália, e demais países da Europa, mas pelo fato das fronteiras que foram fechadas. Por conta disso, vamos sentir um pouco sim, assim como já tivemos cancelamentos. Por outro lado, os locais que recebem brasileiros está indo bem. Acreditamos também que o brasileiro que iria para fora, vai preferir viajar para cá. ”

Ela também explica que os donos de hotéis, empresários e comerciantes passaram esta semana por uma reunião com representantes da Abav-MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), sobre como receber o turista internacional e os cuidados básicos recomendados para evitar a doença.