Alunos e professores da rede pública municipal de e da estadual entram de recesso nesta segunda-feira (31). O descanso vai até o feriado do dia 7 de setembro e as aulas só retornam no dia 8 de setembro, ambas de forma remota.

Conforme as secretarias municipal e estadual de educação, será um período  de descanso aos profissionais e alunos. Isso porque ambas as redes de ensino haviam antecipado o recesso de julho por conta da do . Então, as aulas estavam acontecendo de forma ininterrupta desde maio.

Rede municipal

A titular da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Elza Ortelhado, emitiu uma circular às escolas, justificando que o objetivo do recesso é evitar “mal-estar dos profissionais da educação, com efeitos negativos decorrentes das condições psicológicas e sociais nas quais se tem dado à docência”.

Devido à reorganização pedagógica que a pandemia obrigou a adotar, a Reme havia antecipado as férias de julho para o período de 7 a 21 de maio. O documento destaca que o último período de descanso se deu, portanto, “três bimestres antes das próximas férias escolares”.

Para definir o retorno das aulas presenciais, foi criada uma comissão municipal, mas a data ainda não foi definida.

Rede estadual

Os alunos das escolas estaduais estão realizando as aulas desde o dia 19 de maio. O recesso tem o mesmo objetivo:  repor as energias para continuar o ano letivo.

As aulas na rede estadual continuarão sendo realizadas de forma remota até o fim do bimestre, pelo menos, informou a secretária Maria Cecília Amendola Motta.

A data e forma de retorno serão definidos por uma comissão estadual, formada por entidades da educação como Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação), (Ministério Público de MS) e outras representações.