Os funcionários da Engepar, responsável pela construção das moradias do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Campo Grande, realizaram uma paralisação parcial na tarde desta quinta-feira (4) no canteiro de obras do Residencial Sírio Libanês.

De acordo com o presidente do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande-MS), José Abelha, a empresa tem cerca de 800 funcionários ativos que estão sem receber o pagamento.

“Nossa preocupação é que a empresa está ameaçando fechar os canteiros de , com isso o desemprego vai voltar a assolar a categoria. Eu me informei e sei que a Caixa Econômica tem os recursos, mas o Governo Federal tá segurando, não sabemos os motivos”, afirmou.

Abelha ressaltou ainda que a paralisação de hoje é simbólica, para ver se conseguem a regularização da situação a partir disso será resolvido o que vão fazer.

Ainda segundo informações do Sintracom, são cerca de 15 mil obras paradas em todo o Brasil, a CBIC (Câmara Brasileira das Indústrias da Construção) teria estipulado uma trégua até o mês de março para a falta de justificativa em não repassar os recursos para as empresas.

Ao Jornal Midiamax, a Engepar afirmou que não há ameaça de fechamento dos canteiros de obra, o que acontece é que existe uma inadimplência no repasse de recursos do Governo Federal para o programa, e por essa razão há três medições em atraso, mas estão pleiteando junto à Caixa Econômica Federal para que os recursos locais sejam repassados para sanar o problema.

Mas a empresa ressalta que vai continuar nas obras e espera uma resposta da Caixa para poder agir.

*Matéria editada às 17h14 para acréscimo de informações.