Pular para o conteúdo
Cotidiano

#Retrospectiva: Tornado, vendaval e eclipse: fenômenos da natureza em MS

O ano de 2019 para Mato Groso do Sul também foi marcado por fenômenos da natureza, como tornado que atingiu a região Sul de MS, vendavais que assustaram moradores e eclipse solar que atraiu os moradores. Em Campo Grande, dá para se dizer que o bairro mais atingido e prejudicado pelas chuvas, foi a Vila […]
Arquivo -
(Foto: Jornal Midiamax)
(Foto: Jornal Midiamax)

O ano de 2019 para Mato Groso do Sul também foi marcado por fenômenos da natureza, como tornado que atingiu a região Sul de MS, vendavais que assustaram moradores e eclipse solar que atraiu os moradores.

Em Campo Grande, dá para se dizer que o bairro mais atingido e prejudicado pelas chuvas, foi a Vila Popular. Os moradores chegaram a ficar desabrigados e perderam além de bens materiais, a qualidade de vida e dignidade.

#Retrospectiva: Tornado, vendaval e eclipse: fenômenos da natureza em MS
Na Vila Popular, água chegou a 1 metro de altura. (Foto: Leitor/Midiamax)

O Jornal Midiamax contou a história de pessoas que pediram ajuda para conseguir se reerguer após a chuva castigar a Vila Popular. Em um dos casos, a moradora contou que estava dormindo quando foi acordada por vizinhos. Quando levantou da cama, a casa em que mora havia sido tomada pela água da chuva.

A união dos moradores também colaborou para alertar os moradores em outra ocasião, quando os residentes acordaram com água da chuva invadindo pelas casas e fizeram um ‘buzinaço’ para acordar os outros vizinhos e avisar que a água estava subindo cada vez mais.

Os vendavais também assustaram os moradores do estado, destruindo galpões, derrubando árvores e arrastando carros. Em Rio Verde de Mato Grosso, por exemplo, o vendaval durou apenas dez minutos, mas foi o suficiente para causar pânico nos moradores.Em , a 97 km de Campo Grande, 14 famílias precisaram ser realojadas após um intenso vendaval destelhar casas.

#Retrospectiva: Tornado, vendaval e eclipse: fenômenos da natureza em MS
Bairro São Joaquim foi um dos mais atingidos pela tempestade. (Foto: Marcos Ermínio)

A tempestade durou exatas meia hora, mas foi o suficiente para causar medo, destruição e deixar os moradores com pavor, mas também mostrou que a solidariedade fala mais alto mesmo em momentos de tensão.

Com ventos de 53km/h, Bela Vista também foi uma das cidades que penou com as chuvas acompanhadas de vendaval neste ano. Em outubro, um rastro de destruição ficou pela cidade.

A força dos ventos chegou a prejudicar duas vezes a comunicação na cidade de São Gabriel do Oeste, quando em ocasiões distintas, os moradores ficaram sem TV por dias devido ao vendaval.

Tornado

#Retrospectiva: Tornado, vendaval e eclipse: fenômenos da natureza em MS
Foto: Geone Bernardo

Os moradores da região de e Vicentina se surpreenderam com fenômeno climático que ocorreu no final do mês de novembro. Conforme vídeo publicado nas redes sociais, o tornado, apareceu em distrito de Vicentina.

“Isso aqui nunca aconteceu por aqui, não. Faz uns 10 anos que passou um por aqui, mas não era tão forte”, comenta o morador que filmava em trecho da MS-147.

Quem está filmando ainda comenda sobre a proximidade do tornado com a região e sobre a força do tornado. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, o fenômeno pode ser forte e costuma impactar árvores que estejam próximas.

O (Centro de Monitoramento, do Tempo e do Clima) de publicou o registro em sua página do Facebook e informou que o fenômeno se trata de um landspout.

“[O landspout é] Um tornado que não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede ou a um mesociclone. Geralmente como não mais do que um turbilhão de poeira”, explica Centec.

Eclipse solar

#Retrospectiva: Tornado, vendaval e eclipse: fenômenos da natureza em MS
Foto: Leonardo de | Jornal Midiamax

Em julho, vários campo-grandenses compareceram na rotatória do estádio Morenão para acompanhar o eclipse solar que pode ser visto de Campo Grande. O eclipse durou 1 hora e levou o pessoal para a rua.

Campo Grande foi a segunda capital brasileira com melhor visibilidade do fenômeno. Na capital sul-mato-grossense foi possível ver 47% do eclipse solar, enquanto em Porto Alegre (RS), melhor capital a ver o evento, teve 57% de visibilidade. Curitiba (PR) foi a terceira com melhor vista do fenômeno, com 43%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tentando manter Papy na presidência, PSDB articula às pressas reeleição antes do recesso da Câmara

VÍDEO: Câmeras flagram momento em que Elefanta Kenya passa por rodovia de MS

Mulher é socorrida desorientada durante incêndio em residência em Tacuru

Cartórios são alvos de operação em quatro cidades de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Comércio de MS registra queda de 0,9% no volume de vendas em maio

Últimas Notícias

Loterias

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 32 milhões na quinta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena, sorteadas na noite desta terça-feira (08). Foram sorteadas as dezenas 10 – 25 – 28 – 36 – 37 – 56. No próximo concurso, marcado para quinta-feira (10), a estimativa de prêmio chega a R$ 32 milhões. No sorteio desta terça-feira (8), 41 apostas acertaram cinco dezenas da … Continued

Cotidiano

Vídeo: colisão entre ônibus e carro causa transtorno na Rua Brilhante, em Campo Grande

O acidente foi registrado no final da tarde desta terça-feira e deixou o trânsito lento na via de grande movimentação

Cotidiano

Recém-nascida que aguardou cirurgia na Santa Casa morre durante procedimento

Lorena faleceu nesta tarde de terça-feira durante uma cirurgia no coração

Cotidiano

Prefeitura de Costa Rica anuncia concurso público para Guarda Civil

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 11 de julho e seguem abertas até 10 de agosto