#Retrospectiva: Tornado, vendaval e eclipse: fenômenos da natureza em MS
O ano de 2019 para Mato Groso do Sul também foi marcado por fenômenos da natureza, como tornado que atingiu a região Sul de MS, vendavais que assustaram moradores e eclipse solar que atraiu os moradores. Em Campo Grande, dá para se dizer que o bairro mais atingido e prejudicado pelas chuvas, foi a Vila […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ano de 2019 para Mato Groso do Sul também foi marcado por fenômenos da natureza, como tornado que atingiu a região Sul de MS, vendavais que assustaram moradores e eclipse solar que atraiu os moradores.
Em Campo Grande, dá para se dizer que o bairro mais atingido e prejudicado pelas chuvas, foi a Vila Popular. Os moradores chegaram a ficar desabrigados e perderam além de bens materiais, a qualidade de vida e dignidade.
O Jornal Midiamax contou a história de pessoas que pediram ajuda para conseguir se reerguer após a chuva castigar a Vila Popular. Em um dos casos, a moradora contou que estava dormindo quando foi acordada por vizinhos. Quando levantou da cama, a casa em que mora havia sido tomada pela água da chuva.
A união dos moradores também colaborou para alertar os moradores em outra ocasião, quando os residentes acordaram com água da chuva invadindo pelas casas e fizeram um ‘buzinaço’ para acordar os outros vizinhos e avisar que a água estava subindo cada vez mais.
Os vendavais também assustaram os moradores do estado, destruindo galpões, derrubando árvores e arrastando carros. Em Rio Verde de Mato Grosso, por exemplo, o vendaval durou apenas dez minutos, mas foi o suficiente para causar pânico nos moradores.Em Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande, 14 famílias precisaram ser realojadas após um intenso vendaval destelhar casas.
A tempestade durou exatas meia hora, mas foi o suficiente para causar medo, destruição e deixar os moradores com pavor, mas também mostrou que a solidariedade fala mais alto mesmo em momentos de tensão.
Com ventos de 53km/h, Bela Vista também foi uma das cidades que penou com as chuvas acompanhadas de vendaval neste ano. Em outubro, um rastro de destruição ficou pela cidade.
A força dos ventos chegou a prejudicar duas vezes a comunicação na cidade de São Gabriel do Oeste, quando em ocasiões distintas, os moradores ficaram sem TV por dias devido ao vendaval.
Tornado
Os moradores da região de Fátima do Sul e Vicentina se surpreenderam com fenômeno climático que ocorreu no final do mês de novembro. Conforme vídeo publicado nas redes sociais, o tornado, apareceu em distrito de Vicentina.
“Isso aqui nunca aconteceu por aqui, não. Faz uns 10 anos que passou um por aqui, mas não era tão forte”, comenta o morador que filmava em trecho da MS-147.
Quem está filmando ainda comenda sobre a proximidade do tornado com a região e sobre a força do tornado. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, o fenômeno pode ser forte e costuma impactar árvores que estejam próximas.
O Cemtec (Centro de Monitoramento, do Tempo e do Clima) de Mato Grosso do Sul publicou o registro em sua página do Facebook e informou que o fenômeno se trata de um landspout.
“[O landspout é] Um tornado que não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede ou a um mesociclone. Geralmente como não mais do que um turbilhão de poeira”, explica Centec.
Eclipse solar
Em julho, vários campo-grandenses compareceram na rotatória do estádio Morenão para acompanhar o eclipse solar que pode ser visto de Campo Grande. O eclipse durou 1 hora e levou o pessoal para a rua.
Campo Grande foi a segunda capital brasileira com melhor visibilidade do fenômeno. Na capital sul-mato-grossense foi possível ver 47% do eclipse solar, enquanto em Porto Alegre (RS), melhor capital a ver o evento, teve 57% de visibilidade. Curitiba (PR) foi a terceira com melhor vista do fenômeno, com 43%.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Após nota de repúdio do CRO-MS, dentista pede liberação na Justiça para fazer procedimentos proibidos
Caso veio à tona na quinta-feira (12) após uma das vítimas registrar boletim de ocorrência contra ela
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.